Tocantins
31.10.2023Para incentivar o trabalho em equipe e promoção de habilidades que vão além do desenvolvimento de conhecimentos Matemáticos e Científicos, o Colégio Estadual Jardim Paulista, de Araguaína, envolveu os estudantes na disputa do 1º Torneio MathScience. A ação foi realizada pela equipe de professores de Matemática e Ciências da Natureza, no dia 28 de outubro.
Atrelando tecnologia e linguagem digital, o torneio promoveu a competição de conhecimentos, por meio de games, entre alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio, e contou com o suporte dos alunos das terceiras séries que desempenharam a função de fiscais, publicitários e monitores.
Com 16 provas que envolviam estratégia, habilidade, conhecimentos gerais e específicos, além de muito uso de tecnologia por meio de plataformas como o Kahoot e criação de “Caça ao tesouro” utilizando QRcodes, os games foram elaborados para envolver a participação integral dos alunos.
As provas, elaboradas pelos professores, foram realizadas simultaneamente em diversos ambientes da unidade escolar. A seleção dos competidores para as equipes foi feita com o recurso da Inteligência Artificial. Além dos professores, também contribuíram com o evento alguns alunos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), estagiários de Matemática e Bolsistas do Programa Residência Pedagógica de Biologia, que tem como núcleo a unidade escolar.
A proposta, que era uma atividade optativa para os alunos do Ensino Médio, contou com a participação de mais de 200 alunos da unidade escolar, que tinham prazo limitado para realização da inscrição para o evento, para trabalhar o senso de responsabilidade, escassez e necessidade do cumprimento de prazos, habilidade de extrema relevância para a formação social dos estudantes.
Ao final do evento, foram premiadas não só as equipes que melhor pontuaram em cada uma das provas, como também 12 alunos destaques indicados pelos fiscais de cada uma delas, recebendo medalhas, e melhores monitores de equipe, que receberam troféus.
Responsável pela iniciativa, a professora de Física, Alana Cruz, ressaltou que a atividade pedagógica buscou incentivar a participação dos alunos em uma competição inovadora de conhecimentos. “O torneio proporcionou diversos tipos de aprendizagem que contribuíram de maneira integral para a formação dos alunos, além de despertar neles o espírito de competição saudável, criatividade, unidade e garantir mais uma lembrança positiva desse período escolar”, destacou.
Estudantes aprovaram
O estudante Luis Felipe Dresch de Sousa elogiou a ação. “O torneio foi ótimo, dando pódio àqueles que se esforçaram, dando uma chance para provarmos nosso valor. Achei o torneio maravilhoso e o que eu mais gostei foi ter reunido alunos da manhã com os da tarde para trabalhar em equipe”, pontuou.
A estudante Sara Freitas destacou a importância da integração na unidade escolar. “Gostei muito do evento, principalmente por ter proporcionado interação entre pessoas que, apesar de estudarem na mesma escola, não interagiam tanto entre si”, frisou.
“Foi algo diferente, gostei muito da maneira como cada membro da equipe foi paciente e se respeitou”, completou a estudante Helen Loane Silva Broechl. (Colaborou: Camila Pereira dos Santos)
Dicom Seduc/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins