Tocantins
26.04.2021Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, participou nesta quarta-feira, 21, do Workshop: “Os Desafios e a Transformação da Educação em 2021”, realizado pela Norte Rios Consultoria e o Instituto Conexão Master. A programação, que contou com uma série de palestras, foi apresentada pelo canal da Norte Rios no YouTube, aberto para todo o Brasil.
O workshop foi realizado com o objetivo de contribuir com o trabalho de gestores municipais, equipes técnicas, professores e gestores escolares, a partir de reflexões e do compartilhamento de experiências de sucesso que transformaram as práticas educacionais no contexto da pandemia da Covid-19. O evento trouxe novas perspectivas para o processo de educar, que precisou se ressignificar para superar os desafios da aprendizagem nesse novo contexto.
Adriana Aguiar foi convidada para falar do trabalho realizado pela Seduc, que é considerado um case de sucesso, durante o ano letivo de 2020 e da proposta para 2021. Ela destacou as mudanças que ocorreram na rotina das unidades escolares. “Com a suspensão das aulas presenciais, tivemos o desafio de continuarmos as atividades para não comprometermos o calendário letivo de 2020, a partir de um diagnóstico foi possível fazer o planejamento, considerando a pluralidade dos nossos alunos”, explicou.
Para que fosse possível uma adequação à nova realidade, paralelo à realização do diagnóstico situacional dos estudantes da rede estadual de ensino, foram realizadas formações continuadas para os profissionais, trabalhando questões emocionais e o preparo dos roteiros de estudos que foram adotados como ferramentas de aprendizagem, para que pudesse chegar aos alunos de acordo com a sua realidade.
A titular da Seduc Tocantins, Adriana Aguiar, destacou os meios utilizados para que os alunos pudessem ter acesso aos materiais. “Os alunos com computador e acesso à internet podem acessar as atividades de forma on-line. Aquele aluno com computador e sem acesso à internet recebe as atividades gravadas e para os alunos sem o computador e sem a conectividade são entregues os roteiros impressos, que podem ser retirados nas unidades de ensino ou na rota do transporte escolar”, pontuou.
A partir da realização das atividades, os professores conseguem acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. Com criatividade, no ano letivo de 2020, os professores utilizaram diferentes meios para se relacionar com os estudantes, especialmente por meio dos grupos de WhatsApp que foram criados a partir da pandemia. Além disso, houve uma maior integração das famílias com a vida dos estudantes. Os profissionais também foram orientados para realizar a busca ativa dos estudantes que estavam com dificuldades na realização das atividades.
Adriana Aguiar também lembrou que, em 2020, as aulas não presenciais voltaram de forma escalonada e se baseou em cinco pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia da conclusão do ano letivo para os estudantes da 3ª série do ensino médio dentro do calendário civil de 2020; a garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e a garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do cenário de 2020.
Outras medidas adotadas pelo Governo do Tocantins para atender aos estudantes da rede estadual de ensino, durante a pandemia, foi a entrega de kits de alimentos. Ao todo, foram entregues 357 mil kits, em duas etapas, visando garantir a segurança alimentar dos estudantes que estavam sem a merenda escolar. Outro ponto observado foi a saúde emocional dos alunos e dos profissionais da educação, que passaram a contar com o programa Olhar Atento, em que foram realizadas atividades de assistência psicológica, cursos on-line, palestras, entre outros.
“Estamos agora nos preparando para realizar o acolhimento dos alunos para o ano letivo de 2021, que retornará no início do próximo mês, ainda no formato não presencial, observando a realidade de cada aluno e garantindo que todos tenham acesso aos materiais de estudo e condições para continuar o seu processo de aprendizagem, orientados pelas novas ferramentas que temos à nossa disposição. Além disso, sempre considerando as recomendações das autoridades de saúde, visando à segurança dos nossos profissionais e estudantes”, finalizou.