Tocantins
16.06.2023Joselia de Lima/Governo do Tocantins A Superintendência Regional de Educação de Arraias promoveu, nesta sexta-feira, 16, um Café Literário com os servidores que fazem parte do Clube de Leitura. A iniciativa está sendo coordenada pelas técnicas de Currículo de Linguagens, Michele Cristina Tomaz e Maria da Guia Marcolino. Estão participando 28 servidores, que escolheram livros, leram, e, nesta sexta-feira, apresentaram suas impressões sobre as leituras, utilizando jogral, música, sinopse, cartaz ou outras formas de expressão. De acordo com Michele, a Superintendência conta com uma biblioteca virtual e acontece a troca de livros entre os colegas, e as pessoas que fazem parte do projeto escolhem os livros que desejam. “Lemos em casa e socializamos os conhecimentos adquiridos por meio de dinâmicas. O intuito é fomentar a leitura entre os servidores para que possamos ler mais e passemos a utilizar a leitura como processo terapêutico”, explicou. A professora Michele ressaltou os benefícios que a leitura desperta. “Ler proporciona a serenidade, a calma, pois há alívio de emoções como angústias pessoais, além de estimular e promover o diálogo entre os servidores. O tema central dos livros escolhidos pela maioria dos colegas retrata a saúde mental e o desenvolvimento pessoal”, frisou Michele. O superintendente regional, Cleber Flávio de Paula Teixeira, ressaltou que incentivar a leitura entre os servidores representa um exemplo para que as pessoas que trabalham nas escolas também passem a ler mais. “A leitura é fundamental para a vida e o maior instrumento incentivador dessa prática deve ser o exemplo, pois somente assim estaremos empoderados para motivar os estudantes a desenvolver o hábito pela leitura”, destacou Cleber. Venceslina da Cunha, técnica de Supervisão e Fortalecimento da Gestão Escolar, destacou a importância do projeto. “Essa iniciativa promove o encontro com a leitura. Afinal, somos educadores, lidamos diretamente com as escolas, portanto precisamos dar o exemplo”, comentou. Veronice Pereira da Costa, técnica Pedagógica da Educação Integral, também destacou o Clube de Leitura. “Eu sempre gostei de ler, e o projeto me estimulou a ler mais. Amei a experiência de compartilhar as minhas leituras com os colegas”, afirmou. A professora Maria da Guia contou que o Clube de Leitura tem a finalidade de motivar a equipe pedagógica. “Idealizamos essa ação porque estávamos sentindo falta de um projeto literário em nosso ambiente de trabalho”, concluiu. Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins