Servidores da Secretaria da Educação recebem treinamento voltado ao atendimento ao público

Tocantins

11.11.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nos dias 11 e 12, em parceria com o Instituto Saturnino Bastos, a formação com o tema “O treinamento gestão comportamento com foco na excelência do atendimento”, com o objetivo de promover atendimentos ao público de forma eficiente na estrutura administrativa da Seduc, sede e anexos. 

O público-alvo é composto por 35 servidores que participam da formação, em Palmas. O treinamento busca, por meio do mapeamento comportamental dos participantes, capacitá-los a conhecer a si e os diversos perfis dos usuários do serviço público.

Durante a formação, os participantes experimentam dinâmicas com método vivencial, apontando soluções para conflitos que podem ocorrer no trabalho.

Para facilitar a compreensão e administração de emoções, bem como para o gerenciamento de conflitos em relações interpessoais, o método vivencial e jogos corporativos são utilizados no treinamento, com o fim de alcançar atendimento de excelência.

A treinadora Brunna Barcelos, coach e analista comportamental, destaca a importância de participar da formação. “O importante é que tanto ganha o servidor com o conhecimento adquirido, como o usuário do serviço público. O olhar empático para com o cidadão é positivo, visto que quem procura um atendimento, espera ser bem atendido”, pontuou. 

Maria Mescia da Silva, recepcionista da Educação Científica, Tecnológica e Profissional (SECTP) da Seduc, comenta sobre a aplicabilidade do conhecimento adquirido. “Ser mais comunicativa no atendimento ao público, bem como poder colocar-se no lugar do outro, na promoção de um atendimento de qualidade”, destacou.

Wanderlene Maria da Silva, do ISB Cursos, destaca o impacto de um servidor preparado para atuar no serviço público. “O treinamento traz a cultura organizacional como a missão, visão e valores, o que pode conscientizar o servidor que existe um propósito em sua função, o de ter o primeiro contato com o servidor”, finalizou. 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins