Pará
17.02.2020Que tipo de aprendizagem o aluno deve saber ao iniciar e terminar o ano letivo? O que o estudante precisa aprender nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática? Com base nesses questionamentos a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) passou a intensificar a partir deste ano o monitoramento do perfil de entrada e saída dos alunos da rede estadual de ensino.
Na prática, a Secretaria está aplicando um sistema de monitoramento da aprendizagem do aluno, que pode indicar caminhos e estratégias para o trabalho em sala de aula. Composto por 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática, o Caderno de Atividades Estruturantes tem o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades de acordo com o ano e a série. A iniciativa visa corrigir a aprendizagem de fluxo do aluno na série/ano e idade certas.
O caderno reúne um conjunto de aprendizagens, expectativas e conhecimentos adquiridos nos anos/séries anteriores (perfil de entrada) e os cursados ao longo do ano em vigor (perfil de saída).