Educação aplica a avaliação diagnóstica do Programa de Recomposição das Aprendizagens

Tocantins

24.02.2022

A Secretaria da Educação realiza, nos dias 23 e 24, a 1ª  Avaliação Diagnóstica em todas as escolas da rede estadual de ensino, como uma das ações do Programa de Recomposição das Aprendizagens – Recomeçar. Estão sendo aplicadas as provas de Língua Portuguesa e de Matemática. O objetivo é avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes, e com as informações disponíveis, reestruturar as turmas conforme o nível de conhecimento.  

Para realizar a Avaliação diagnóstica, a Seduc conta com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF-MG), que colabora com a tutoria, produção das provas e apresentação dos relatórios de diagnósticos das aprendizagens. 

Na Escola Estadual Criança Esperança, em Palmas, a avaliação está sendo aplicada depois dos intervalos. Lá estudam 450 alunos, no ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A diretora da escola Marilene Moura Lima destacou a importância de motivar os estudantes a participarem da avaliação, para se conhecer o nível de aprendizagem de cada aluno. “Antes de aplicar as provas, reunimos os pais e apresentamos o Programa de Recomposição das Aprendizagens para que estejam cientes do trabalho realizado pela escola”, explicou.

A professora de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Pollyana Alves Caetano, explicou que esse Programa de Recomposição é importante para reduzir os impactos na aprendizagem provocada pela pandemia da Covid 19. “Com o diagnóstico sobre o nível de conhecimento dos estudantes, vamos formar novas turmas e com elas trabalharemos os conteúdos conforme a realidade de cada uma”, frisou. 

O estudante Lucas Ferreira Jacobino Lira, do Colégio São José, em Palmas, falou que essa avaliação é uma necessidade. “Eu não consegui estudar nesse período de pandemia, nem mesmo de forma remota ou online. Contei com o apoio de alguém da família que me motivou e me emprestou um material. E quando retornamos para as aulas presenciais, sentimos dificuldades. A avaliação vai desenvolver novas habilidades, percebemos que temos colegas que perderam a capacidade até de ler ou de resolver questões de Matemática. Na pandemia fiquei mais em casa, sem realizar as atividades físicas e sem essa interação com os colegas. E precisamos estar motivados para realizar o nosso projeto de vida”, afirmou Lucas.

Celestina Maria Pereira de Souza, diretora de Educação Básica da Seduc, reforçou a necessidade de reestruturar as turmas conforme a etapa de proficiência. “Ressaltamos que esses alunos não deixarão a série que estão estudando, eles serão reenturmados com o objetivo de desenvolver as habilidades que ainda não conseguiram, além de estudarem os conteúdos referentes as séries que estão matriculados. As atividades do Programa de Recomposição das Aprendizagens serão realizadas neste semestre, até os estudantes adquirirem as habilidades que necessitam para continuarem estudando”, explicou Celestina.