Paraíba
06.07.2023A Secretaria de Estado da Educação implantou ainda no mês de maio o Serviço de Saúde Emocional nas escolas públicas estaduais da Paraíba. O programa visa o desenvolvimento integral dos estudantes trabalhando a saúde emocional e a integração da família, escola e comunidade.
Ao todo 32 profissionais das áreas de psicologia e assistência social atuam nas 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs) por todo estado, atendendo as demandas das escolas de cada localidade.
O Serviço traz também como objetivo, realizar o mapeamento e diagnóstico de toda Rede Estadual de Educação para prevenção de ocorrências sobre ameaças, fakes news, atos de violência ou situações que afetam o clima escolar e que necessitem de atenção ou intervenção.
Em cada GRE atua uma equipe multidisciplinar composta por um psicólogo e um assistente social, exceto as 1ª e 3 ª Gerências, que detém maior demanda e número de municípios atendidos, esses terão dois de cada profissional.
De acordo com a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, iniciativas pedagógicas que busquem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais são imprescindíveis para o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação. Essa integrabilidade da educação é pontuada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ministério da Educação (MEC).
“Estamos olhando nossas escolas de forma personalizada, realizando um diagnóstico, para saber quais são os desafios de cada uma, em cada contexto e o que precisa ser realizado por esses profissionais junto aos gestores e professores para que eles também sejam cuidados e consigam desenvolver ações preventivas. E também para que nossos estudantes tenham dentro das escolas, o cuidar, no seu desenvolvimento de forma integral”, detalha Elizabete.
A secretária executiva afirmou ainda, que estão sendo realizadas reuniões sistemáticas, em todo o Estado, para que os psicólogos e assistentes sociais tenham um trabalho alinhado, consistente e consigam responder aos anseios das escolas, apoiando os professores, gestores e alunos.