Pará
30.09.2024Para entender e avançar ainda mais no ensino-aprendizado dos estudantes estaduais sobre o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) está realizando, pela primeira vez, a avaliação de percepção de sustentabilidade. A avaliação, que começou a ser aplicada na quinta-feira (26) e termina na próxima segunda-feira (30), é feita de forma online com estudantes do 8º ano do ensino fundamental e 2ª série do ensino médio.
“As nossas escolas vêm desenvolvendo, nas últimas semanas, dois grandes eventos voltados à Educação Ambiental. O primeiro é a conferência sobre a discussão do clima que vem ocorrendo dentro das nossas escolas. Então esse momento de discussão, de elaboração de propostas, que vem sendo construído pelos nossos alunos nos mais diferentes territórios com o propósito de trazer soluções sobre os problemas detectados dentro dos seus territórios e que, com esse momento discutido lá na sua localidade, consigam chegar até o momento de uma culminância de uma conferência internacional que ocorrerá aqui em Belém, em março de 2025. E para isso, nós também estamos realizando a nossa avaliação eletrônica da sustentabilidade. A avaliação busca detectar percepções de como nossos estudantes, nas suas mais variadas regiões, nos seus mais variados contextos, a gente entenda quais são as suas percepções relacionadas à sustentabilidade, o que enxergam e o que realmente compreendem sobre esses processos”, afirmou o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares.
Ao todo, 827 escolas estaduais estão realizando a aplicação da avaliação de sustentabilidade simultaneamente. Cerca de 20 mil estudantes da rede farão a avaliação, que vai auxiliar a Coordenação de Educação Ambiental da Seduc no avanço da temática da educação ambiental nas escolas. Como explica a coordenadora da Aplicação da Avaliação de Percepção e Sustentabilidade da Seduc, Cristina Arruda. “Essa é uma iniciativa inovadora e que visa avaliar qual é a percepção que os nossos estudantes da rede pública têm sobre sustentabilidade. Em parceria com a organização sem fins lucrativos Motriz, que elaborou as questões, essa avaliação tem um caráter bem diferenciado, é uma avaliação de forma amostral. Quando a Política Estadual de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima foi implantada e o componente curricular de Educação Ambiental neste ano letivo, sentiu-se a necessidade de fazer uma avaliação para acompanhar o que é que os nossos estudantes pensam sobre esse tema”, disse.
A avaliação é feita por meio da plataforma Sicre, desenvolvida pela Seduc. O questionário conta com 49 questões objetivas que abordam temas ambientais, o debate sobre a região amazônica, sustentabilidade, cultura regional e questões acerca das discussões climáticas. Para o estudante da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Jornalista Rômulo Maiorana, em Ananindeua, Douglas Silva, o teste foi interessante e despertou a vontade de aprender mais sobre os temas. “A Educação Ambiental é importante e relevante para a gente porque vemos a situação que acontece no Brasil e no mundo e é importante estarmos informados sobre isso. No teste, acredito que me saí bem, as questões estavam boas, interessantes e em algumas eu achei que ainda preciso melhorar, mas a experiência foi boa”, ponderou o estudante.
A estudante do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Jornalista Rômulo Maiorana, Beatriz Silva, destaca a importância dos debates sobre Educação Ambiental dentro da sala de aula. “Eu achei as questões boas, falou muito sobre Amazônia, os povos originários, queimadas, desmatamento e eu gostei bastante do conteúdo. São assuntos que eu tenho visto nas redes sociais também e acho que consegui responder legal. É bom aprender sobre como cuidar melhor do meio ambiente e as aulas têm aberto a nossa mente para essa conscientização sobre sustentabilidade, o que é muito importante para nós, alunos.”
Segundo a coordenadora da aplicação da avaliação de percepção e sustentabilidade da Seduc, aplicar a avaliação para estudantes do 8º ano e 2º série do ensino médio é uma estratégia. “Com o componente de Educação Ambiental, a gente precisa ter esse olhar do que esse nosso estudante pensa acerca dessa temática e, no ano que vem, nós estaremos aplicando novamente a avaliação nos mesmos estudantes que responderam esse ano para acompanhar de perto e verificar o que mudou. Os professores já estão trabalhando o tema através dos cadernos do material do componente de Educação Ambiental e o aluno já está mergulhado nessa temática, mas ainda assim, a gente vai verificar o que que mudou no nível de conhecimento, de compreensão sobre a temática sustentabilidade. Então essa avaliação de sustentabilidade tem o caráter de formar um ‘marco zero’ do que é a concepção que o nosso estudante tem sobre sustentabilidade e no que isso pode contribuir para o aprimoramento com a consolidação do componente de Educação Ambiental, com o processo de aprendizagem dele. E é fundamental que nós, enquanto Secretaria de Educação, tenhamos essa visão do que o nosso estudante pensa acerca dessa temática. A nossa expectativa é muito grande dos resultados”, concluiu Cristina Arruda.
Resultados - Após a finalização da avaliação, a organização sem fins lucrativos Motriz, fará a análise dos dados e, junto com a Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, apresentará o produto final à rede estadual de ensino. Segundo a coordenação, os dados coletados por meio da avaliação de sustentabilidade são informações preciosas que vão fazer diferença para o avanço da temática da Educação Ambiental nas escolas públicas do estado.
“Essa avaliação vai nos subsidiar bastante na construção e na solidificação dessa política pública, que é diferente, que é inédita. Com certeza haverá muitos ganhos para a nossa juventude, para o estado do Pará e logicamente para nossas escolas”, finalizou Mauro Tavares.
1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (CYC) - A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre educação e mudança do clima, com o tema “Reflorestando Mentes”, é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que visa fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30, que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025.
A Conferência Internacional de Juventude e Clima (CYC) é alicerçada em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC busca estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. Este evento representa um marco histórico, que enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc