Minas Gerais
21.10.2024A partir desta segunda-feira (21/10), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) dará início ao Teste de Fluência em Leitura 2024, uma avaliação voltada para medir a capacidade de leitura de todos os estudantes do 2º ano do ensino fundamental nas redes estadual e municipal de Minas Gerais. O teste será realizado até o dia 1/11 e tem como objetivo principal avaliar a fluência dos estudantes em leitura, considerando aspectos de velocidade, precisão e compreensão.
Durante a avaliação, que será realizada de forma online, cerca de 205 mil estudantes irão ler palavras dicionarizadas e desconhecidas de forma isolada, além de um breve texto narrativo. Após a leitura, eles responderão a três perguntas relacionadas ao conteúdo lido para avaliar sua compreensão.
“Esse tipo de avaliação é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes, pois mede a capacidade de leitura fluente, uma característica essencial para o sucesso acadêmico nos anos seguintes”, afirma o superintendente de Avaliação Educacional, Wagner Costa.
O Teste de Fluência faz parte de uma série de iniciativas educacionais que visam monitorar o desenvolvimento das competências básicas dos alunos, permitindo que as redes de ensino ajustem suas estratégias pedagógicas com base nos resultados obtidos.
Aplicação dos testes
A aplicação do teste é totalmente digital e será realizada por meio do aplicativo CAEd Avaliação, desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Os professores serão responsáveis por gravar os estudantes individualmente enquanto leem os materiais solicitados. Em seguida, as informações coletadas serão enviadas para um banco de dados específico da Secretaria. Cada teste terá uma duração de cinco a dez minutos.
A escolha das datas, assim como o local de aplicação e a seleção dos professores responsáveis, ficará a cargo das escolas. É essencial que os profissionais selecionados tenham facilidade para interagir com crianças em processo de alfabetização, sejam da escola ou da secretaria municipal, e tenham habilidades tecnológicas.
A aplicação dos testes pode ocorrer em um único dia ou ser distribuída ao longo do período estipulado para a sua realização, conforme o cronograma adotado por cada escola.
Resultados
Após a aplicação e compilação dos resultados, os dados servirão para diagnosticar parte do processo de alfabetização e subsidiar análises e propostas de intervenção pedagógica e políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.