Tocantins
16.08.2023A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo, realizou nesta segunda e terça-feira, 14 e 15, Encontros Formativos com os diretores das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), que adotam a metodologia da Pedagogia da Alternância. O objetivo é construir, de forma coletiva com as unidades escolares, um Documento Orientador para a ação pedagógica da educação do campo no Tocantins a partir de 2024.
O documento passará também pela apreciação das comunidades escolares das referidas unidades, bem como, pelo os Movimentos Sociais do Campo.
A formação foi realizada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, com os diretores das EFAs: Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Pe. Josimo, de Esperantina, Escola Família Agrícola Zé de Deus, de Colinas do Tocantins, Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Sousa, de São Salvador, Colégio Estadual Agrícola Brigada Chê Guevara, de Monte do Carmo, e Escola Família Agrícola de Porto Nacional, de Porto Nacional.
A gerente da Educação do Campo e Quilombola da Seduc, Walquiria de Souza Milhomem, explicou que a metodologia da pedagogia de alternância nas escolas do campo é diferente das escolas convencionais. “O objetivo para essa elaboração do documento, juntamente com os diretores, é para direcionar essas escolas que ofertam a pedagogia de alternância, ajudando a conduzir melhor, ter um bom direcionamento de como realizar as atividades nas escolas do campo que trabalham com essa metodologia de alternância, tanto a parte teórica quanto a prática”.
O processo de construção da proposta de elaboração do documento referencial para as políticas de Educação do Campo para o território do Tocantins teve início no primeiro semestre deste ano, em abril. Os trabalhos de pesquisa e construção estão sendo coordenados pela equipe técnica da Gerência dos Povos Tradicionais e Educação do Campo.
Lenna Borges/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins