Bahia
07.01.2021A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta
quinta (7), mais um encontro do "Seminário on-line de Integração para a
rede de ensino", através de uma live no canal oficial da instituição no
Youtube. De acordo com o coordenador executivo de Projetos Estratégicos
da SEC, Marcius Gomes, o encontro teve como objetivo realizar um debate
sobre os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC); o aproveitamento
de estudos; a educação em tempo integral e o currículo escolar.
>> Assista a live (https://bit.ly/3s4if9O)
“Apresentamos
a construção das ações de educação integral em 2020; propomos condições
para uma avaliação diversificada do currículo e discutimos
o aproveitamento de estudos. Além disso, aproveitamos o momento para
falar das possibilidades de ampliação do tempo integral por meio dos
programas e projetos, com destaque para as experiências das estações do
saber do CJCC”, esclareceu o coordenador.
Na primeira oficina
do seminário, o diretor de Educação Integral da SEC, Astor Vieira, falou
sobre algumas ações do CJCC e ressaltou a possibilidade da experiência
ser replicada em outras unidades de ensino no Estado. “A Educação
Integral é pensada de forma estratégica. Uma das ações que estamos
propondo é a extensão dessa experiência para as 210 unidades de ensino
na Bahia. Com a iminência da implementação do novo Ensino Médio,
percebemos que a Educação Integral já trás muitas dessas propostas e que
podemos levar a expertise adquirida nesses espaços para ajudar a
implementar essas inovações, criando novas possibilidades que atendam a
nossa juventude e as demandas pedagógicas do novo Ensino Médio”.
Mateus
Fadigas, vice-diretor do CJCC em Feira de Santana, apresentou as
propostas centrais dos projetos praticados nos espaços e contou que as
unidades prezam por atividades interdisciplinares e interseriadas, com
oficinas que mobilizam o conhecimento através de áreas diferentes.
“Atuamos com uma integração de estudantes de séries e idades diferentes e
esse diálogo é muito positivo. O CJCC possui quatro pilares que
norteiam nosso trabalho: o estudante é autor de sua jornada, o
conhecimento é transmídia, a escola é conexão e aprender é divertido.
Estas máximas são a base para todo o processo, além disso preservamos o
conhecimento popular com os adquiridos na escola”.
Na segunda
oficina, a professora Rosa Helena, representando a coordenação de
Educação Integral, mediou as explanações dos professores Janilton
Almeida e Tereza Cristina, que comentaram e responderam dúvidas sobre
os aproveitamentos dos estudos dos estudantes concluintes em 2020, assim
como demonstraram possíveis instrumentos unificados para avaliação.
Nesta
sexta (8), o seminário terá mais um encontro, iniciando às 14h e serão
apresentados as novas perspectivas para o estágio e TCC; as tecnologias
sociais; as possibilidades de empreendedorismo e o planejamento e gestão
financeira da Educação Profissional e Tecnológica. O evento não requer
inscrição prévia e tem como público-alvo os diretores dos Núcleos
Territoriais de Educação (NTE), funcionários, coordenadores e gestores
das unidades de Tempo Integral do Estado.