Santa Catarina abre consulta pública para política de alfabetização da rede estadual

Alfabetização

16.06.2021

A Secretaria de Estado da Educação (SED) abriu uma consulta pública para a primeira versão da Política de Alfabetização da rede estadual de ensino. Os profissionais e público em geral interessados em participar com avaliações e sugestões podem preencher o formulário até o dia 30 de junho.

A consulta busca oportunizar aos profissionais, sobretudo aos alfabetizadores das escolas, a participação na construção de ações fundamentais para a efetivação de uma Política de Alfabetização, alinhada ao Currículo Base do Território Catarinense.

A SED elaborou um website contendo o documento na íntegra e vídeos informativos. A gerente de Ensino Fundamental da SED, Paula Cabral, destaca a importância da participação dos profissionais da rede: “Antes de preencher o formulário, é importante que todos façam a leitura integral do documento e mobilizem as comunidades escolares a participar dessa construção até o dia 30”.

O formulário é constituído de 18 ações que serão submetidas à consulta pública, incluindo questões de múltipla escolha e espaço disponível para os profissionais deixarem sua sugestão.

Acesse aqui o link para Consulta Pública da Política de Alfabetização da Rede Estadual de Ensino.

Ações que foram submetidas à consulta pública

* Garantir que o Currículo Base do Território Catarinense seja contemplado no planejamento e ações dos professores para a alfabetização.

* Assegurar tempo de planejamento individual e integrado para professores alfabetizadores.

* Viabilizar a participação de representantes da Rede Estadual de Ensino nas discussões das instituições de ensino superior acerca do processo de formação inicial de professores alfabetizadores.

* Promover articulações da Rede Estadual de Ensino com programas de pós-graduação lato e stricto sensu, incentivando a formação de grupos de estudos, ampliação de pesquisas na área no cenário acadêmico catarinense e a inserção/permanência de professores alfabetizadores em tais programas.

* Estabelecer um processo de formação continuada/permanente em serviço para professores alfabetizadores, dos primeiros anos, segundos anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Estadual de Ensino, bem como para gestores, especialistas e técnicos envolvidos com ações no âmbito da alfabetização.

* Ampliar o conhecimento sobre o ensino da leitura, incluindo conhecimentos sobre os princípios do sistema de escrita alfabético, as estratégias de leitura e a construção de sentido na leitura por meio de cursos e acervo digital e físico, bem como ordenar as prioridades a serem focadas na aprendizagem da leitura e da escrita;

* Ampliar o conhecimento sobre o ensino da escrita, incluindo conhecimentos sobre os princípios do sistema de escrita alfabético e as estratégias para produção textual de acordo com o gênero por meio de cursos e acervo digital e físico;

* Promover ações que busquem garantir a estrutura necessária para o acesso, a permanência e o êxito da aprendizagem no processo de alfabetização.

* Garantir, na Rede Estadual de Ensino, a permanência dos professores alfabetizadores de 1º e 2º anos, com experiência profissional e formação específica, por meio de incentivos;

* Criar mecanismos legais que possibilitem a contratação de professores assistentes de alfabetização;

* Propor a alteração de dispositivo legal para fixar o número máximo de alunos por sala de aula de alfabetização, com base em planejamento da oferta educacional do estado catarinense;

* Garantir que todas as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino tenham profissionais e espaços adequados para a promoção do incentivo à leitura.

* Investir na aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e mobiliários que viabilizem melhorias nas condições de trabalho dos professores alfabetizadores e no atendimento às crianças.

* Conhecer o acervo de livre acesso dos materiais didáticos específicos para a alfabetização e tecnologias educacionais, fundamentados teoricamente na Política de Alfabetização da Rede Estadual e no Currículo Base do Território Catarinense, para divulgação, uso e ampliação.

* Desenvolver plataforma interativa digital para o compartilhamento de materiais, experiências inovadoras em alfabetização e informações acerca do tema por meio de reportagens, artigos científicos, relatos de experiência etc.