Rio Grande do Norte
26.06.2024Em cerimônia realizada na manhã de hoje (26), a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) revelou os nomes dos estudantes finalistas da etapa estadual do Programa Jovem Senador. No Rio Grande do Norte, o certame envolveu 144 escolas de ensino médio, mobilizando 12.386 estudantes. Este ano, o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia” inspirou debates e reflexões entre os jovens participantes.
Os estudantes Heverton da Silva Rangel, da escola estadual Amaro Cavalcante, localizada em São Tomé (4ª DIREC), Mikarlla Regina da Costa, da escola estadual Teônia Amaral, de Florânia (9ª DIREC), e Kauê Costa Silva, da escola estadual Vicente de Fontes em José da Penha (15ª DIREC), foram escolhidos após um processo seletivo rigoroso, que avaliou suas habilidades em redação e compreensão sobre o Senado Federal. Os três finalistas receberam notebooks, comprados pela SEEC.
Heverton conquistou o primeiro lugar no RN e se unirá a outros jovens de todos os estados e do Distrito Federal, para simular a atuação de senadores em Brasília. "É uma honra representar meu estado e ter a oportunidade de aprender mais sobre o processo legislativo", afirma o estudante, destacando a importância da inclusão de vozes jovens no diálogo nacional.
"É com imenso orgulho que parabenizamos todos os estudantes que participaram do Concurso de Redação do Programa Jovem Senador deste ano. Através de suas redações, esses jovens não apenas mostraram uma compreensão profunda dos desafios atuais e futuros para a nossa democracia, mas também demonstraram que estão prontos para serem os próximos líderes e inovadores de nosso país. Iniciativas como essa são essenciais para fomentar uma cidadania, que é a base de qualquer sociedade democrática”, frisou Socorro Batista, secretária de Educação do RN durante a cerimônia de entrega do passaporte, caderneta oficial do programa, ao representante potiguar.
Os professores dos estudantes vencedores, Lianeide Mayara Bezerra Araújo, Judileide Silva Morais de Azevedo e Jocenilton Cesário da Costa, também conquistaram reconhecimento especial por seu papel crucial em contribuir com os pensamentos e escritas dos jovens talentos. “Eles exemplificam o impacto transformador que educadores engajados podem ter na vida acadêmica e pessoal de seus estudantes”, pontuou a secretária Socorro Batista.
Os trabalhos selecionados foram enviados ao Senado Federal, onde Heverton da Silva será o Jovem Senador 2024, participando de sessões simuladas no Senado e contribuindo com suas ideias para as futuras políticas nacionais. “Os finalistas passarão uma semana em Brasília, onde participarão de sessões plenárias, reuniões de comissões e receberão mentorias”, explicou Lidemberg Rocha, coordenador estadual do certame, que é executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da SEEC.
Programa
O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação, no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.
Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília. O Senado Federal arca com todos os gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.