Projeto do CEM Tiradentes é premiado na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia realizada em São Paulo

Tocantins

25.03.2024

O projeto “Efeitos positivos do uso de subprodutos de dipteryx Alata (baru) e Hymenaea SP (jatobá) como fonte alternativa de alimentação”, da equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, foi premiado na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace), realizada no período de 18 a 22 de março, no Câmpus da Universidade de São Paulo (USP). 

O projeto, apresentado pela estudante Maressa Eduarda da Silva Santos e pela professora Juliana Girardello Kern, recebeu como prêmio, por sua excelente participação, a credencial para participar da IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que será realizada de forma virtual no período de 24 a 29 de junho e fase presencial de 16 a 20 de setembro de 2024. A premiação foi concedida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica e pela Feira Brasileira de Iniciação Científica. A equipe também recebeu certificado de Menção Honrosa. 

A estudante Maressa, 18 anos, que concluiu o ensino médio no CEM Tiradentes, e atualmente cursa Medicina Veterinária, na Unitop, falou sobre a sua participação na Febrace. “Eu aprendi muito sobre as diversas áreas da ciência, sobre as apresentações de projetos, oratório e comportamentos. E percebi que com esforço e dedicação conseguimos alcançar realizações muito além do que imaginávamos. E ser premiada representa uma recompensa por todo o trabalho realizado e é um momento de muita alegria”, ressaltou.

Neste ano, participaram da Febrace 498 estudantes, com 226 trabalhos. Um dos objetivos da Febrace é estimular o interesse dos estudantes da educação básica para a área de ciências e tecnologias. 

Equipe de Araguaína 

O outro projeto apresentado na Febrace “Vazão de água destilada: técnicas de aproveitamento e tratamento para irrigação de horta sustentável” foi desenvolvido pela equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico. 

Esse projeto foi apresentado pelos estudantes Ashely Estephane de Sousa Viana e Rhuan Pablo Mendes de Sousa, e pelos professores Leonardo Guimarães da Silva e Moisés da Silva Santos.

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins