Paraíba
08.08.2023A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE), promoveu nesta quinta-feira (03), uma formação pedagógica com o tema 'Educação Inclusiva, de Qualidade e Humanizada' para professores e coordenadores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O objetivo do encontro é de fortalecer a educação inclusiva dentro das escolas com o auxílio profissionais do AEE, que identificam as habilidades de cada aluno com alguma deficiência física ou mental para serem trabalhadas em sala de aula, observando suas limitações.
Ao todo, mais de 120 profissionais da educação, de 59 escolas de 14 municípios que fazem parte da 1ª GRE, participaram da formação, que ocorreu no auditório da ECIT Alice Carneiro, no bairro Manaíra, em João Pessoa.
A programação contou com uma roda de conversa intitulada 'Como a atuação do gestor/coordenação pode potencializar a indução dentro e fora da SAEE’, ministrada pelas professoras Ednalva Casado e Laíse Dantas. Também foi realizada uma oficina de atividades pedagógicas com propostas voltadas para o uso na sala do AEE como produção de equipamentos e brinquedos com material reciclável.
“A nossa proposta é aguçar a criatividade dos professores, pois não precisamos de materiais grandiosos, nós podemos trabalhar com material reciclável, com revistas antigas, garrafas pets e produzir um material que tem a possibilidade de trabalhar dentro de sala de aula e ainda ajudar o meio ambiente”, pontuou, a gerente da 1ª GRE, Wleica Quirino.
A professora da sala de AEE, Rute Santos, da ECIT Nicodemos Neves, localizada no bairro Oitizeiro, também na capital, participou do encontro e afirmou que os ensinamentos adquiridos podem ajudar no desenvolvimento de novas atividades para os estudantes.
“Cada dia é um desafio em sala de aula trabalhar com as crianças e adolescentes com deficiência, essa formação é muito importante para nós, pois é mais conhecimento que adquirimos para aprimorar o que já fazemos diariamente e também para nos trazer outras ideias. Queremos melhorar o atendimento educacional e incluir esse aluno nas escolas e que ele se sinta importante e igual aos demais alunos”, detalhou.
Esta é a segunda formação dos professores das salas de AEE, e a proposta da 1ª GRE é manter os encontros mensais.