Tocantins
08.04.2021Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Diretoria de Políticas Educacionais, realizou na manhã desta quinta-feira, 8, no canal do YouTube da Secretaria, uma capacitação sobre ‘Acolhimento em Tempos da Pandemia’, destinada aos técnicos e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
De acordo com informações do diretor de Políticas Educacionais da Seduc, Leandro Vieira, o momento busca ressignificar as experiências e vivências em tempos de distanciamento e isolamento físico social, por meio do acolhimento, da escuta e do diálogo, além de repassar uma metodologia de acolhimento aos profissionais da educação, aos alunos e a toda a comunidade escolar. “Este acolhimento é importante, marca o ponto de partida para uma boa convivência, extremamente necessária para o bom desenvolvimento do trabalho, principalmente neste momento tão difícil, em que o acolher bem fará toda a diferença”, frisou.
O diretor explicou ainda que a capacitação também teve como objetivo pensar e planejar ações de acolhimento, considerando as normatizações da educação e da saúde para o retorno das atividades escolares. Dessa forma, os profissionais não só participam de todo o processo, como atuam, na prática, levando a metodologia de acolhimento para o dia a dia no seu ambiente de trabalho.
Durante a formação, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o quanto o acolhimento é importante para os profissionais da educação e para os alunos neste momento em que todo o processo educacional passa por uma readaptação. “Tenho certeza de que contamos com técnicos e assessores competentes, dispostos e comprometidos na missão de acolher bem, diariamente, a todos os nossos públicos, dentro de suas diversidades, pois o ato de acolher, seja no espaço físico ou remoto, é essencial e faz parte do processo de ensino aprendizagem”.
Na ementa da capacitação, estão temas importantes que ajudam a escola a recalcular sua rota educacional, administrativa, emocional e psicológica em meio à pandemia do novo coronavírus: Acolhimento inicial; Acolhimento não presencial; Comunicação eficiente e sem ruídos; O pertencimento ao ambiente e projeto escolar e a confiança no plano de ação, conforme protocolo; Reintegração social como forma de superar os impactos psicológicos ao longo do período de isolamento social; Retorno e permanência dos estudantes na escola.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, Robson Vila Nova, falou da importância de fortalecer vínculos e impulsionar o engajamento entre os atores envolvidos, seja na escola ou em outras esferas integrantes do processo educacional. “Neste momento, é necessário nos colocarmos no lugar do outro e nos importarmos com a realidade que, apesar de coletiva, é sentida individualmente e o nosso estado motivacional é determinante no ato de acolher. E mais do que nunca é uma oportunidade de construirmos relações mais sólidas capazes de fazer a diferença na vida do próximo, acolher bem deve ser uma constante em nossa vida”, frisou.
Durante o bate-papo, paralelo à live, a educadora Cláudia Rocha Trindade, destacou que “o acolhimento é essencial em todos os espaços”, e a educadora Elizonar Dias dos Reis acrescentou que “este período pandêmico tem nos ensinado muito, passamos a ver e adotar novas possibilidades de ensinar e aprender, além de percebermos o quanto necessitamos ser mais acolhedores não só com todos da comunidade escolar, como em nossas relações interpessoais”.