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09.09.2015Professores da Educação Básica de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará e Rio Grande do Sul venceram a 16ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. Trata-se do único prêmio no Brasil que reconhece, documenta e divulga as melhores práticas pedagógicas no ensino da Arte, e que vem sendo concedido desde 2000.
Dos 667 projetos inscritos nesta edição, desenvolvidos em diversas regiões do país, 147 foram finalistas após avaliação em duas etapas, local e regional, por professores de Arte (em todas as linguagens) de universidades de todo Brasil. O crivo coube a uma comissão nacional, composta por especialistas em Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Cidadania, que elegeu os vencedores (relação abaixo) nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e concedeu cinco menções honrosas.
Os vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã ganham R$ 10 mil e têm projeção nacional, por meio de documentários que registram seus projetos em vídeo. A escola é contemplada com equipamentos audiovisuais.
Sobre o Instituto Arte na Escola – O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br), que tem a Fundação Iochpe como principal mantenedora, é uma associação social que incentiva e qualifica o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica em todo o Brasil. As ações de formação são oferecidas pelos 47 Polos em universidades e instituições de ensino conveniadas em 22 Estados, formando a Rede Arte na Escola. Outras duas frentes de atuação do Instituto são a oferta de materiais educativos para o professor em sala de aula e o reconhecimento por meio do Prêmio Arte na Escola Cidadã que identifica, valoriza, documenta e divulga, desde 2000, as melhores práticas pedagógicas no ensino da Arte em todo o Brasil.
A importância do ensino da arte – Pesquisas evidenciam que o desenvolvimento de habilidades cognitivas, essenciais para a escrita, ocorre no exercício do desenho. O treinamento para a visualização e a leitura de obras de arte, por sua vez, contribui para a interpretação de textos e a facilidade de leitura. A encenação teatral auxilia na compreensão de histórias, na capacidade de concentração e também na habilidade de trabalhar em equipe. Além desses benefícios, a dança concorre para o aumento da autoconfiança e da persistência. A musicalização impacta positivamente na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e espacial e elevado grau de concentração, como matemática e línguas, pois ela ativa as mesmas regiões do cérebro usadas no aprendizado dessas disciplinas.
Educação Infantil
Profa. Fátima Santana Santos
“Dr. Djalma Ramos e seu amor por Riachão”
CEI Dr. Djalma Ramos
Lauro de Freitas/BA
Ensino Fundamental I
Profa. Kellly Cristine Sabino
“Stop! Motion Motion Motion”
Escola de Aplicação da USP
São Paulo/SP
Ensino Fundamental II
Profa. Joice Idaiane da Silva Rychcik
“A expressão do Bairro Funil: culturas, emoções e experimentações dentro de um processo artístico”
EMEF Profa. Marieta Melita da Silva
Parobé/RS
Ensino Médio
Prof. Leonardo Stefano Masquio
“Oficina de Criação de Canções”
Instituto Federal Colégio Pedro II – campus Realengo II
Rio de Janeiro/RJ
Ensino Médio
Prof. Danilo Nazareno A. Baraúna
“Construções expressivas: a videoarte paraense transversalizada no Ensino Médio”
Escola de Aplicação da UFPA
Belém/PA
Menções honrosas:
Professora Clarisse Normann
Projeto: Mandalas: A Arte do Encontro, desenvolvido no Ensino Fundamental I, no Colégio João XIII - Porto Alegre/RS
Professor Maicon Moreno da Costa
Projeto: Vivenciando a Pré-História, desenvolvido no Ensino Fundamental II, no SESC Horto - Campo Grande/MS
Professor Everton Machado Paim de Oliveira
Projeto: Lucas Dantas – Um Herói de Búzios, desenvolvido no Ensino Médio no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon - Salvador/BA
Professora Poliana Genovali Seleio Lirussi
Projeto: Instalação Arte Egípcia, desenvolvido no Ensino Médio, na EE Benedito Fagundes Marques - Caieiras/SP
Professora Daniela Cesa Fracasso
Projeto: Expressão & Movimento na EJA: Uma Abordagem Transdisciplinar e Cibercultural, desenvolvido na EJA no Colégio de Aplicação da Universidade do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS