Tocantins
25.03.2022Professores e coordenadores pedagógicos e de áreas das unidades escolares da rede estadual participam, nesta semana, de ciclos formativos sobre o Programa de Recomposição das Aprendizagens. O Recomeçar foi lançado no início de 2022 para minimizar os desafios que surgiram durante as aulas na modalidade remota, no período da pandemia da Covid-19. As atividades para a recomposição das aprendizagens serão realizadas de forma presencial, a partir do mês de abril.
As formações são promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com o objetivo de reforçar a intencionalidade do programa Recomeçar, apresentar a Matriz de Habilidade da Recomposição nas Áreas de Conhecimento e repassar orientações didáticos-pedagógicas para a utilização dos livros didáticos e desenvolvimento dos projetos integradores.
Para a professora Júlia Helena Alves Campos, da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis, de Palmas, as formações realizadas por meio de dinâmicas e em grupos de trabalho para apresentação das matrizes de cada componente curricular foram esclarecedoras. “É muito importante esse momento formativo para que todas as escolas tenham o alinhamento sobre o uso das matrizes de recomposição, saber como a gente vai trabalhar com esses alunos que ficaram muito tempo fora da sala de aula e que precisam de todo o apoio da escola”, afirmou.
Segundo a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, a recomposição é uma estratégia que a Pasta realiza em busca de ofertar uma equidade na educação pública. "Os nossos estudantes tiveram diversas realidades durante a pandemia e essas circunstâncias influenciaram no aprendizado. Recompor as aprendizagens é olhar para o estudante e verificar se ficaram lacunas, identificá-las e preparar as atividades pedagógicas para superar essas deficiências. Essa ação busca melhorar o nível de alfabetização dos nossos estudantes, letramento e letramento matemático para que eles possam desenvolvimentos as habilidades, ler e compreender os textos e se comunicar de forma eficiente", explicou.
Professor do Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves, de Barrolândia, Carlos Turíbio destacou o aproveitamento na formação. “Percebemos a importância de estar aprendendo cada vez mais para inovar com as metodologias de trabalho e, assim, poder contemplar os nossos estudantes com um ensino cada vez melhor”, pontuou.
“Foi de grande valia para nós, professores, essa retomada de uma nova prática pedagógica, que busca o melhor dos nossos estudantes. Com foco nas matrizes de aprendizagens a gente vai conseguir realizar de forma eficiente a recomposição de conhecimento em sala de aula”, completou Kelson Wagno Alves Moreira, professor do Colégio Estadual Doutor José Feliciano, de Santa Terezinha do Tocantins.
Recomeçar
O Programa de Recomposição das Aprendizagens foi desenvolvido pela equipe pedagógica da Seduc e será realizado de forma sistemática em todas as escolas da rede estadual de ensino durante o primeiro semestre letivo. Além das formações, também constam no programa avaliações e reflexões sistemáticas sobre todas as fases.
O programa será executado visando adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado por meio de quatro eixos de trabalho: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e, por fim, a avaliação de saída que será aplicada no final do processo.
Alcione Luz/Governo do Tocantins