Bahia
17.02.2021O arte-educador Francisco Cruz do Nascimento, professor do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, no município de Ibirapitanga, foi convidado pelo Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Massachusetts para relatar aos doutorandos a sua experiência com o teatro na Bahia nas décadas de 60 e 70 e o seu envolvimento com a cultura baiana no período. A aula será transmitida nesta quinta-feira (17), às 18h pelo horário de Brasília, através do endereço https://clscholarship.org/languages/portuguese.
A discussão envolverá um grupo de doutorandos da instituição universitária norte-americana, que estão, neste momento, discutindo sobre o “O teatro e outras artes visuais e performáticas”, sob a orientação do Dr. Dário Borim, Professor de Literatura Brasileira e chefe do Departamento de Português. No momento, a Universidade de Massachusetts Institute está construindo o Portal Internacional Eletrônico Chico Nascimento Magonleji para publicar a história de vida do professor Francisco como referência para o mundo.
Ator, diretor e dramaturgo, com uma trajetória de atuação no Teatro Comunitário da Bahia, iniciado nos anos 60 com as comédias cantadas, o arte-educador relatou sobre a importância da atividade que irá participar. “Receber o convite da Universidade de Massachusetts é uma honra, principalmente por ser uma oportunidade de dividir e divulgar a nossa trajetória na Educação e na Cultura baianas; de falar sobre as nossas experiências com os projetos artísticos estruturantes da rede estadual de ensino; e, acima de tudo, poder ampliar as relações culturais através do diálogo permanente com o Brasil, suas tradições e com o mundo. Esse debate é muito importante para reconhecer e fortalecer a trajetória responsável de todas e todos educadores e educadoras do Brasil”,
Focada em projetos voltados para a igualdade racial e de gênero, desenvolvidos junto à comunidade escolar, a atuação do professor Francisco como arte-educador da rede pública estadual tem sido pautada “na proatividade de uma educação emancipadora, antirracista, de combate à violência contra a mulher e em defesa da diversidade, que busca contextualizar a vida dos estudantes nas suas potencialidades”, como ele próprio define.