Amapá
02.02.2022Como parte da implementação do Plano Estadual de Tecnologia Educacional e as novas Tecnologias, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando uma pesquisa sobre aplicação de recursos tecnológicos que irá disponibilizar para estudantes da rede estadual de ensino a ser utilizado durante o período das atividades escolares. A Consulta Pública segue até o dia 3 de fevereiro, quinta-feira, para contribuições de gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes, professores, pais e responsáveis de alunos.
Para responder a Consulta Pública basta acessar bit.ly/tecnologiaseed
O questionário conta com seis perguntas objetivas para que a comunidade escolar possa pontuar a resposta que mais lhe atende. A Secretaria da Educação quer saber, por exemplo, se o estudante teve dificuldade em acessar novas tecnologias durante o ensino remoto, o grau de importância em ter um equipamento para acessar as aulas e se considera relevante o uso de recursos tecnológicos para as atividades de ensino e de aprendizagem.
A consulta é simples e rápida de ser respondida, não levando mais que 2 minutos, podendo ser feita pelo computador, aparelho celular, tablet e notebook.
Sobre o Plano Estadual de Tecnologia Educacional
A implementação do uso das novas tecnologias na educação é algo previsto na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na sua competência 5, onde descreve que o estudante deve: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação vem organizando e estruturando os Projetos Políticos Pedagógicos das suas unidades escolares, entre outras competências estabelecidas pela BNCC, o tratamento com relação ao uso das novas tecnologias, considerando que na atualidade todas as áreas de conhecimento são implementadas de alguma forma com o uso de tecnologia.
Para promover a inclusão digital e desenvolver a cultura digital como estratégia de fortalecimento da aprendizagem, a SEED elaborou o Plano Estadual de Tecnologia Educacional tem por objetivo modernizar, dinamizar e inovar o processo de ensino e de aprendizagem tornando-o eficiente e eficaz para comunidade escolar da rede estadual de ensino do Estado do Amapá com foco no estudante estimulando a criatividade, motivação, autonomia e a qualidade de vida realinhando os processos de ensinar apoiado por uso de recursos educacionais digitais e tecnologias que possibilitem o protagonismo.
O Plano está alicerçado em quatro eixos: Visão, Competências/Formação, Recursos Educacionais Digitais e Infraestrutura.
Recursos Digitais
A Secretaria da Educação, desde 2016, já disponibiliza diversos recursos digitais educacionais, por meio de seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), onde estudantes, professores e demais servidores da educação podem fazer uso tanto como estratégia de aula, como formação continuada.
Entre os recursos disponíveis temos o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) e a Escola Virtual do SIGEDUC, Escola Digital Amapá (EDIGITAL) como plataforma de recursos educacionais digitais, o aplicativo para celular “Aprendizagem em Casa” e o portal do Aprendizagem em casa (nte.seed.ap.gov.br/aprendizagememcasa), plataforma Escolas Conectadas de apoio pedagógico ao professor e estudantes, Central do Enem Online, além dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem específicos para formação continuada dos servidores, como o AVASEED, AVACVEDUC, AVA das Escolas de Tempo Integral, AVA do Núcleo de Educação Especial entres outros de apoio a rede de ensino do Amapá.
Todo esse aparato digital está disponível no portal nte.seed.ap.gov.br de forma gratuita para a comunidade escolar.
Por: Wellington Costa