Oito estudantes da rede estadual de Santa Catarina ficam entre os melhores colocados no Desafio Quero Ser Economista

Santa Catarina

18.10.2024

Os estudantes da Rede Estadual de Santa Catarina foram os grandes destaques da 9ª edição do Desafio Quero Ser Economista, iniciativa nacional destinada a estudantes do Ensino Médio. Neste ano, Santa Catarina comandou o desafio com 9 dos 10 melhores colocados, sendo 8 da Rede Estadual de Ensino. O domínio catarinense já apareceu nas inscrições, quando o Estado teve mais de 2.500, quase 40% do total.

A competição aconteceu entre agosto e outubro. Os participantes acumulavam pontos, de acordo com seus desempenhos em jogos interativos, como anagramas, game show e palavras-cruzadas. Cada um deles apresentava conceitos de Ciência Econômica. Dos oito finalistas representantes da Rede Estadual, cinco eram da mesma escola: a EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, de Monte Castelo. Duas estudantes da escola ficaram no pódio: Cíntia Lemos, em segundo lugar, e Maira Alessandra Fernandes, em terceiro.

“Nos dedicamos ao máximo durante todas as etapas. Era constante a orientação e o suporte em todas as fases do projeto. Criou-se um ambiente saudável de competição, com entusiasmo, tanto das professoras, quanto dos alunos, o que estimulou ainda mais a dedicação”, destaca a professora da EEB Valentin Gonçalves Ribeiro, Gessica Pedroso.

A fase final

Na última fase, os finalistas foram desafiados a produzir um vídeo sobre qualquer tema econômico de sua preferência, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante a competição. 

“No segundo jogo, eu queria desistir, pois a minha pontuação estava muito baixa, mas as professoras não deixaram e, de pouco em pouco, eu consegui chegar ao segundo lugar. O meu aprendizado foi que não devo desistir no primeiro obstáculo”, enaltece a estudante Cíntia Lemos.

Além do enorme êxito com a participação, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre economia e tiveram novas experiências com o trabalho em equipe e o uso de tecnologias educacionais. A valorização da educação financeira também deve ser destacada.

“Foi uma oportunidade única de aprender e me desafiar em algo novo. Percebi que a economia realmente tem um poder transformador. Eu sou a prova disso: ao estudar e entender mais sobre esse universo, percebi o quanto a economia pode impactar a vida das pessoas e ajudar a mudar o mundo. Essa experiência foi um divisor de águas para mim”, salienta a estudante Maira Alessandra Fernandes.

Premiação

O regulamento prevê o prêmio de R$1.500 à segunda colocada e R$1.000 à terceira. Ambas pretendem guardar a quantia para investir nos estudos e adquirir cada vez mais conhecimento.

“Quero garantir que esse prêmio possa continuar me ajudando a crescer e alcançar meus objetivos acadêmicos e profissionais”, finaliza Maira.