No segundo dia de atividades de Agenda de Aprendizagens, educadores destacam os indicadores do programa Recomeçar

Tocantins

11.01.2023

No segundo dia de atividades da Agenda de Aprendizagens, a Secretaria da Educação realiza dois encontros nesta quarta-feira, 11. Um presencial com os 13 diretores das Regionais de Educação, os assessores de Recursos Humanos e executivos. A outra reunião está sendo realizada com aproximadamente 200 assessores pedagógicos e acontece de forma online. Um dos principais assuntos da pauta foi a apresentação dos resultados do Programa de Recomposição de Aprendizagens (Recomeçar) e a análise dos resultados das avaliações realizadas pela rede estadual de educação. 

A diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, fez a apresentação do programa e destacou a necessidade de cada Diretoria Regional de Educação e das escolas fazerem seus planos de ação tendo como foco a recomposição das aprendizagens observando as matrizes curriculares de cada modalidade de ensino. “Este ano, as unidades escolares vão contar com um material pedagógico destinado ao programa Recomeçar. E com esse material, os professores e os coordenadores terão condições de avançarem na proposta de melhorar as condições de ensino e de aprendizagem”, explicou Celestina. 

A professora Luciana Carneiro, técnica de ensino médio da Diretoria Regional de Palmas, enfatizou o resultado das avaliações realizadas nas instituições de ensino que têm o programa Jovem em Ação. “Nessas escolas foram realizadas avaliações bimestrais e planejamentos constantes visando ampliar a aprendizagem, e percebemos que deu muito certo, mas que precisamos continuar avançando”, frisou.

O secretário, Fábio Pereira Vaz, destacou a importância do papel das DREs, porque são elas que conhecem a realidade das escolas. “As Diretorias Regionais de Educação têm um papel importante na transformação da sociedade por meio da educação. Estamos vendo o estado como um território. A escola estadual não será mais uma ilha, ela faz parte de uma rede de educação e o nosso olhar deve conter todos os níveis de ensino. Por meio de um sistema municipal de educação, vamos acompanhar as avaliações realizadas na educação infantil e na primeira fase do ensino fundamental, sempre com uma equipe apta para orientar quando necessário. A intenção é que o padrão de qualidade da educação aconteça na rede estadual e na municipal”, explicou Fábio Vaz. 

Formação 

Um dos assuntos que terá destaque em 2023 será as formações de professores, técnicos das DREs e técnicos das escolas, principalmente nas áreas tecnológicas, visando promover um novo dinamismo na educação tocantinense. Também estão sendo discutidas outras pautas pedagógicas, ações de acolhimento dos estudantes na volta às aulas, e estratégias voltadas para o processo de ensino e aprendizagem. 

Aparelhos Smart TVs 

Os diretores regionais de Educação receberam um aparelho de Smart TV de 55 polegadas, tecnologia 4K, e ultra HD, que será utilizado nas salas de reuniões, como forma de facilitar as apresentações de relatórios digitais, vídeos e fotos das ações realizadas nas escolas, como também auxiliar as participações nas reuniões virtuais. 

A Secretaria da Educação inicia a distribuição de 2900 Smart TVs que serão destinadas para as escolas. “Uma de nossas prioridades em 2023 é transformar as nossas escolas, que contarão com recursos digitais para que as aulas sejam mais dinâmicas, interativas, nas quais os alunos tenham acesso a esse universo de conhecimentos que está disponível”, afirmou o secretário Fábio Vaz. 

Programa Recomeçar 

Lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no início de 2022 no retorno presencial das aulas, o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), teve o objetivo de adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado devido às perdas que eles tiveram com a pandemia da covid-19. A partir do trabalho realizado este ano foi possível definir novos caminhos e possibilidades de trabalho para 2023. 

O Recomeçar trabalhou quatro eixos, sendo eles: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e a avaliação de saída que foi aplicada no final do processo.

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado