Bahia
02.02.2021Os estudantes do Colégio Estadual Professora Ivanda Miranda de Souza, no
município de Seabra, estão envolvidos no I Concurso de Desenhos da
unidade, incentivado pela Coordenação Pedagógica da unidade. A
iniciativa tem como objetivo revitalizar o muro da escola, a partir da
reprodução de desenhos dos alunos expressando seus sentimentos e
impressões sobre temas voltados ao seu processo de ensino e
aprendizagem, a exemplo da preservação do meio ambiente e a educação
como elemento de transformação e libertação. A coordenadora pedagógica
Jaqueline Reis de Andrade explicou que a ideia de reestruturar o espaço
se deu em 2020, após a mudança do nome da escola, em homenagem à
educadora, falecida no ano passado, que era uma referência na Educação
do município.
A educadora conta que já havia um planejamento de requalificar o muro
da escola, dentro do projeto Juventude em Ação, junto com a Comissão
ComVida, da Secretaria da Educação do Estado. “Começamos em 2019,
plantando ao redor da escola, e, no ano passado, a gente planejou pintar
o muro, junto com as comunidades escolar e do entorno, a partir dos
desenhos que os estudantes estavam produzindo nas aulas de arte. Mas aí
veio a pandemia e resolvemos fazer o concurso, que foi lançado nas
nossas redes sociais e na rádio local, com o envolvimento de toda a
comunidade escolar e familiares. Nossa proposta é dar ao local a cara
dos estudantes, para que eles vejam a sua arte representada no espaço
que é deles”, ressalta Jaqueline.
A temática dos desenhos foi definida por área de conhecimento. Assim,
os estudantes representaram, em suas artes, aspectos culturais e
geográficos da história local de Seabra; ações positivas que transformam
a comunidade e refletem na sociedade global; a Matemática para explicar
e entender o mundo; atitudes para cuidar do meio ambiente na cidade e
região; e educação como princípio para a libertação, entre outros temas
motivadores. “Eles desenharam, por exemplo, asas representando a
liberdade; paisagens da Chapada da Diamantina; e rostos de
personalidades, como Paulo Freire e Mandela. Buscamos envolver os nossos
alunos para que eles transmitissem, através de seus desenhos, os seus
sentimentos e suas impressões em relação à educação e à escola, dentro
do seu processo de ensino e aprendizagem”, pontuou.
O concurso está na fase de avaliação dos desenhos contemplados, que
serão reproduzidos para o muro da escola através da técnica da
grafitagem, a ser feita por um artista da área, com a participação dos
estudantes-autores, quando for possível. A estudante Caliane Vitória
Anjos de Oliveira, 15 anos, 9º ano, fez um desenho relacionado ao eixo
da Ciências da Natureza, focando na sua consciência sobre a preservação
do meio ambiente. “Desenhei flores, com a frase ‘Entramos forçados,
ficamos pirados, saímos formado’, que mostra a trajetória da criança ao
entrar na escola, que não vai por escolha dela, e o passar dos anos que,
com o qual vêm as complicações do processo de aprendizagem e, no final,
vem a melhor parte, que é a nossa formação, hoje tão exigida no mundo
do trabalho”, explicou.
A também estudante Rita de Cássia Lima de Souza, 14 anos, 8º ano,
expressou seus sentimentos através de um desenho de coração sobre duas
mãos. “Gosto de estudar, gosto da minha escola, da minha professora e
das minhas amigas. Gostei de desenhar para colocar minha arte no muro do
meu colégio”, revelou Rita, que apresenta dificuldades de aprendizagem.