Jogos de tabuleiros gigantes marcam a Semana Lúdica de Matemática em unidade escolar da DRE de Dianópolis

Tocantins

20.06.2023

Lenna Borges/ Governo do Tocantins

 

No período de 12 a 16 de junho, o Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, localizado no município de Almas, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis, realizou a Semana Lúdica de Matemática. Participaram cerca de 400 pessoas, entre estudantes, servidores, professores, técnicos, pais e responsáveis. 

Foram utilizados jogos com tabuleiros gigantes, tamanho humano, de modo a promover uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

A unidade escolar foi ornamentada com números gigantes, e ao ritmo junino, dança típica, entusiasmo e muita diversão marcaram o primeiro dia da Semana. A forma lúdica de aprender Matemática transformou o ambiente com a inserção de jogos de tabuleiro e trilha humana, plataformas digitais, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atraente para os estudantes, gerando engajamento e motivação para acertos, possibilidade de tentar novamente e aprender com o próprio erro.

Todas as atividades com os jogos utilizaram a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, ponto importante para despertar o interesse do estudante, pois um dos objetivos centrais para a formação da criança e do adolescente é tornar o ato de aprender um momento lúdico e prazeroso.

A interatividade entre os estudantes propiciou experiências que potencializaram o conhecimento individual e coletivo. Nessa perspectiva, os jogos permitiram aprofundar, promover e facilitar o aprendizado dos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula durante todo bimestre. 

Todo processo de construção dos jogos e confecção dos materiais utilizados nas atividades propostas na semana lúdica da matemática, foram produzidos pelos estudantes em oficinas planejadas. Durante as atividades os estudantes se viam sujeitos a conjecturar conceitos básicos, como: ordem dos números na reta numérica para a construção do Varal das operações, direção ou coordenadas para se localizarem no Tabuleiro do xadrez e na Dama humana. 

Para a aluna da primeira série do Ensino Médio, Evelyn Sousa Barbosa, os jogos gigantes são algo novo e atraente, algo diferente. “Gostei de aprender matemática brincando, pude obter grande avanço na concentração através dos jogos de sinais e conhecimento de espaço, tempo, operações, números, quantidade, força, localização, discriminação e velocidade. Também foi divertido aprender brincando”. 

O coordenador pedagógico da área da matemática, o professor Luiz Eduardo Araújo Maia, explicou que a matemática lúdica é uma ferramenta essencial pronta a atender à necessidade de elaborar pedagogicamente aulas com maior aproveitamento e entretenimento, “ajudando o aluno a analisar, compreender e elaborar situações que possam resolver determinados problemas, que sejam propostos pelo professor, permitindo a análise e compreensão da proposição exposta pelo estudante – o resultado – e assim adquirir conhecimento, interpretar e articular métodos para argumentar e concretizar problemas”.

Já a diretora da unidade, Marizete Cardoso, destacou que os professores procuraram intercalar as atividades dos livros “do Aprova”, deixando os exercícios sistematizadores, favorecendo a metacognição. “Ou seja, a capacidade que o indivíduo tem de autorregular seu conhecimento ao se deparar com atividades ou propostas desafiadoras por meio dos jogos, tendo a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o vocabulário matemático”. 

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins