BNCC
14.09.2019Texto de José Arnaldo
A formação dos profissionais da educação visando a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e melhor qualificação dos professores e articuladores de ensino da rede pública estadual continua. O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Professor IB Gatto Falcão (Cenfor) recebeu professores e articuladores de ensino das Gerências Regionais de Educação (Geres) para discutir sobre os novos métodos de lecionar e trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa em sala de aula. A formação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do programa PHORTHEMA, parceiro da Fundação Lemann.
Trinta professores se inscreveram no curso que é online com alguns encontros presenciais e visa quebrar alguns paradigmas que os professores levam da graduação para a sala de aula. O curso é dividido em doze módulos, com 8h presenciais, com os encontros para debater e discutir o que foi aprendido, além de trocar experiências. Já a carga horária online varia de 12h a 20h, onde métodos e temas relacionado ao ensino de Língua Portuguesa são trabalhados. Para a gerente da Educação Básica, Fabiana Dias, a participação dos professores é essencial.
“Estamos nessa implementação da política de formação aqui da Seduc, é uma formação de didática específica de Língua Portuguesa. Queremos implementar e fortalecer uma rede de formadores para que estes compartilhem estas práticas nas Geres e, posteriormente, nas escolas. Temos representantes de todas Geres, professores que atuam em Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Porto Real do Colégio, Penedo”, conta Fabiana.
Novas dinâmicas - Para Pollyanne Lafayette, articuladora de ensino da Escola Estadual Almeida Cavalcante, em Palmeira dos Índios, a participação dos professores na formação vai trazer benefícios aos docentes. "A BNCC está trazendo inovações e os professores precisam acompanhar essa evolução na educação, conhecer outras metodologias e formas de se trabalhar, não só com Língua Portuguesa, mas na sala de aula em geral. No trabalho de formação com o professor, eu preciso estar capacitada, estar por dentro das mudanças, para levar essa nova proposta para os professores", explica Pollyanne.
Para a professora de língua portuguesa, Lídia Santos, que atua nas escolas Benedito Moraes e Tavares Bastos, em Maceió, a atualização do profissional da educação é essencial. “Essa formação é importante, pois é preciso desconstruir alguns conceitos na formação do professor. Muitas, inclusive, ficam como lacunas durante a formação. É necessário se apropriar desses conceitos e trazê-los para sala de aula, com aulas mais dinâmicas e competências necessárias para o cotidiano”, conta Lídia.