Amazonas
27.07.2023Estudantes da 2ª série, do Ensino Médio, do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus, realizaram uma exposição e apresentação artística denominada “Museu da Mente”, para a disciplina Projeto de Vida, que integra a grade curricular do Novo Ensino Médio (NEM). A exposição foi realizada na Sala Criativa da escola.
Utilizando a questão reflexiva “Quem eu sou?”, os estudantes produziram uma exposição voltada para o tema de autorretrato e autoconhecimento. Pesquisando sobre artistas e movimentos que utilizaram desse tema, os estudantes buscaram expressar as emoções deles, realidades e perspectivas para o futuro, por meio da arte.
A coordenadora adjunta do Ensino Médio, da Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), Calene Hayek, disse estar ansiosa para acompanhar a exposição.
“Estou com as melhores expectativas. Quando se fala em mente é uma coisa tão ampla e eu fico ‘O que será?’. Quem já viu a exposição diz que é fantástica. Eu vim também para ter a minha opinião”, contou a coordenadora.
Utilizando o espaço da Sala Criativa, os estudantes dividiram a exposição e o ambiente em três sessões.
A primeira consistiu em um espaço onde o público se distribuiu em cadeiras e assistiram a apresentação dos estudantes. Personificando artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Van Gogh e, até mesmo, obras como “Espantalhos”, de Cândido Portinari. Os alunos passearam pelas diversas representações de autorretrato.
A segunda sessão foi uma produção audiovisual do aluno Ronny Amazonas, 16, onde ele retratoua a visão de si mesmo e o seu autorretrato. Estando à frente do projeto e sendo apresentador, o aluno se emocionou ao contar como a atividade o tocou.
“Esse projeto todo me marcou muito como uma forma de me descobrir, redescobrir a minha arte, me reinventar e me autoconhecer. Eu passei muito tempo acreditando que minha arte não seria vista ou bem-vista, pelo simples ponto de eu ter um olhar diferente. Hoje em dia, entendo que qualquer olhar é único e qualquer olhar vem de dentro, então vem com muito amor”, contou o aluno.
Já a terceira sessão consistiu em uma grande exposição onde os estudantes produziram o que eles enxergavam como ou autorretrato deles na forma de desenhos, pinturas ou textos.
A professora de Língua Inglesa e do Projeto de Vida, Andrea Ferreira, foi uma das executoras da ação. Ela explicou que a disciplina trabalha os aspectos sociais, profissionais do estudante e de autoconhecimento do aluno, que são extremamente importantes ao se projetar um futuro.
“Eu não posso deixar de indagar meu aluno como ele se vê, como ele é e quem ele é, para poder no futuro tentar achar uma direção e um projeto de vida que não seja apenas uma profissão, e sim o que ele quer para o futuro”, explicou a professora.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto