Tocantins
09.04.2024Como parte das atividades do programa Escola de Emoções, as equipes multiprofissionais das unidades escolares da rede estadual de ensino estão realizando, de 8 a 12 de abril, a Semana de Prevenção ao Bullying e à Violência nas Escolas. Essa iniciativa é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado no último domingo, 7 de abril.
Na região norte do estado, a Escola Estadual Ulisses Guimarães, de Pau D'arco, realizou rodas de conversa com os estudantes, com o tema “Bullying e Preconceito não”.
Já no Colégio Estadual Fulgêncio Nunes, em Chapada da Natividade, foi apresentado para as turmas do 6° ano o filme “Um Grito De Socorro”, criando uma reflexão sobre o assunto. Ainda sobre a temática, os estudantes da Escola Estadual Girassol De Tempo Integral Maria Da Glória, de Tupirama, elaboraram um vídeo visando a conscientização e a preservação da saúde mental.
Na Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema, os estudantes do 6º ano participaram de uma ação realizada pela equipe multiprofissional da unidade escolar em parceria com os estudantes do curso de Serviço Social do projeto de extensão; Em Porto Nacional, as turmas do 6° ao 9° ano do Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha participaram de uma discussão sobre a importância do combate ao bullying na escola, suas consequências legais, emocionais e comportamentais, para que aprendam a combater e prevenir.
Na região sul do Estado, o Colégio Estadual Dr. Araújo Pacini, de Almas, organizou uma série de atividades focadas na conscientização e combate ao bullying e na promoção de relações saudáveis entre os estudantes. Os alunos participaram de palestras, dinâmicas em grupo e debates, oferecendo espaço para reflexão e diálogo sobre o tema. Também foram realizadas atividades práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a promoção da empatia, resolução de conflitos e construção de relações positivas.
Para a diretora do Colégio Estadual Dr. Araújo Pacini, Marizete Cardoso, as ações de combate ao bullying tem feito a diferença na vida dos estudantes. “Ao promover o diálogo aberto, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, construímos uma comunidade escolar mais saudável, preparando nossos estudantes para enfrentarem desafios futuros com compaixão e integridade”, afirmou.
Segundo o estudante Reginaldo Barbosa, do Colégio Estadual Dr. Araújo Pacini, é importante participar de ações que desenvolvem as habilidades socioemocionais. “Essa experiência me deixou mais consciente e preparado para intervir em situações de conflito. Estou grato por fazer parte de uma comunidade escolar comprometida em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos”, disse.
O professor Renato Nascimento também do Colégio Estadual Dr. Araújo Pacini, relata que está orgulhoso de fazer parte da programação. “Foi uma oportunidade única de engajar os estudantes em discussões importantes sobre respeito, empatia e prevenção do bullying e pude testemunhar o impacto positivo que essas iniciativas tiveram neles”, concluiu.
Escola de Emoções
O Escola de Emoções faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e atua com foco em trabalhar o desenvolvimento das competências socioemocionais, contribuindo, assim, para a gestão das emoções dos alunos.
Atualmente conta com uma equipe multiprofissional composta por 231 psicólogos, 278 assistentes sociais e 457 orientadores educacionais atuando nas unidades escolares.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins