Escolas do Tocantins participam de Avaliação de Fluência Leitora para diagnosticar o desempenho dos estudantes na leitura

Tocantins

06.11.2024

Entre os dias 4 e 8 de novembro, as escolas da rede pública do Tocantins realizam a Avaliação de Fluência Leitora, voltada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Este diagnóstico tem como principal objetivo medir o desempenho dos estudantes na leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, um passo importante para acompanhar o desenvolvimento da habilidade de leitura no início da vida escolar.

Esse processo, que faz parte de um esforço mais amplo de alfabetização no Estado, é articulado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins, em parceria com a Associação Bem Comum, a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e realizado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Programa busca fortalecer a alfabetização nas escolas do Tocantins, promovendo ações que impactam diretamente no aprendizado dos estudantes. A realização dessa avaliação nas escolas se insere em um contexto de constante aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais do estado, com o objetivo de garantir que todos os estudantes tenham as melhores condições para se desenvolver como leitores competentes, ampliando suas possibilidades de acesso ao conhecimento.

A gerente de Educação Infantil da Seduc, Sâmia Carvalho, ressalta que a avaliação visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de maneira fluida e com o ritmo adequado para sua faixa etária. “Este modelo de avaliação busca aferir não apenas a precisão da leitura, mas também a fluência, que é essencial para a compreensão dos textos”, destacou.

Como funciona a avaliação

A avaliação é aplicada de forma individual, com cada criança realizando a leitura para um professor ou professora, que então irá associar seu desempenho a um dos Perfis de Fluência Leitora. Esses perfis variam de pré-leitor - níveis 1 a 4, leitor iniciante até leitor fluente. O objetivo é identificar, desde cedo, em que estágio da fluência leitora o aluno se encontra, permitindo que os professores ajustem suas estratégias de ensino para atender às necessidades específicas de cada estudante.

Além de fornecer um diagnóstico preciso sobre o nível de fluência leitora de cada estudante, a avaliação também oferece subsídios para que as escolas aprimorem suas metodologias de ensino de leitura e escrita. Com isso, espera-se que, ao final do ciclo de avaliação, os estudantes estejam mais preparados para avançar na aprendizagem e se tornem leitores cada vez mais confiantes e aptos.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins