Pernambuco
30.08.2024A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência (21 a 28 de agosto) foi marcada por várias ações nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Foram promovidos seminários, palestras, capacitações, dinâmicas, exibição de filmes e atividades recreativas que tiveram como objetivos promover a conscientização e combater o preconceito, consolidando, assim, as políticas públicas de garantia dos direitos sociais.
Um dos eventos em destaque aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Padre Machado, situada no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Na ocasião, os estudantes participaram de uma mini-paraolimpíada com várias modalidades esportivas. A unidade também preparou uma semana inteira de exibição de rodas de conversa, atividades de leitura e debates.
“Dentro dessa dinâmica, abordamos a questão do respeito e da inclusão, valores que trabalhamos na rotina da nossa escola, e não só em datas específicas, como foi a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência”, contou a gestora da Erem, Roberta Albuquerque.
Em Vitória de Santo Antão, no Agreste do estado, estudantes com deficiência de escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro realizaram apresentações culturais na Praça da Matriz, como teatro de mamulengos, danças artísticas, exposição de pinturas e banda de pífano. O evento também contou com a presença de educadores e alunos de escolas da GRE Vale do Capibaribe, que fica em Limoeiro.
Em Petrolina, no Sertão, a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Professor Manoel Xavier Paes Barreto reuniu familiares de mais de 40 estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para um “Chá da Inclusão”, em que o aluno egresso da unidade, Joaquim de Santana, conversou sobre a importância do envolvimento familiar para que os estudantes com deficiência se mantenham na sala de aula.
“Queremos melhorar ainda mais o vínculo e a união entre família e escola, principalmente dos estudantes com deficiência. Nós, profissionais da escola, pais e estudantes, devemos oferecer, cada dia mais, oportunidades para que eles estejam incluídos no ambiente escolar e fortalecer o desenvolvimento em todos os aspectos, tanto cognitivo quanto da perspectiva relacional“, conta a gestora da Erefem, Gracy Kele Miranda.
Trabalhar valores que combatem o preconceito e promovem a inclusão de estudantes com deficiência é fundamental para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. A inclusão melhora a convivência entre os alunos e promove a igualdade de oportunidades.
A gerente de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Sunnye Gomes, destaca que essas ações são formas práticas de vencer o preconceito e promover a inclusão.
“Nosso objetivo é derrubar todas as barreiras que sejam impedimentos, e para isso precisamos realizar intervenções de acessibilidade, seja ela física, estrutural, metodológica ou atitudinal. Temos um compromisso em lutar contra o capacitismo voltado para a pessoa com deficiência em todas as escolas da nossa rede”, diz.