Tocantins
11.11.2024A equipe do Colégio Militar Euclides Bezerra, de Paranã, promoveu uma Gincana de Integração das áreas de conhecimento, com foco na Educação Financeira, com o tema Mentes Brilhantes. Os estudantes participaram de atividades físicas, jogos e tarefas e também realizaram uma ação de solidariedade com a arrecadação de 320 quilos de alimentos, que serão transformados em cestas básicas.
É uma iniciativa que visa fortalecer o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola e, para a realização das atividades, a escola utilizou os recursos tecnológicos disponíveis. E a gincana foi realizada com as turmas do 6º a 9º ano do ensino fundamental.
“A gincana desempenha um papel essencial na criação de um ambiente escolar que valoriza o respeito, a socialização e a colaboração. As atividades foram cuidadosamente planejadas para incentivar a troca de experiências, fortalecendo os laços entre alunos, professores e a comunidade escolar como um todo”, explicou a professora Tatielly Evangelista da Silva, que leciona Matemática e coordena a área de Matemática e suas tecnologias.
Gerar recursos
Na primeira tarefa, a equipe recebeu o valor de R$ 70,85 com a missão de utilizar esse recurso para aplicar em algum serviço ou produto, visando obter lucros. E no dia da gincana, as equipes apresentaram uma planilha detalhada com os gastos e lucros obtidos durante o processo de comercialização. “Ao final da apresentação, os integrantes devolveram o valor emprestado à equipe organizadora da gincana, entregaram os envelopes com o montante arrecadado, a planilha com o fluxo de caixa detalhado e os comprovantes das compras das matérias-primas. A pontualidade na entrega dos envelopes também foi critério avaliativo”, esclareceu a professora Tatielly.
A estudante Lara Celedonio Rosa, 13 anos, do 8º ano do ensino fundamental, falou de suas aprendizagens com a gincana. “Para mim, o principal aprendizado foi no sentido de trabalhar em equipe. Foram muitas tarefas e assim precisamos formar grupos para apresentar o melhor resultado, aprendemos a socializar e houve uma maior integração entre os estudantes. Com a prova do empreendedorismo, aprendemos a comercializar, utilizando o dinheiro de forma consciente e estratégica para conseguir administrar e gerar lucro com ele. Outro desafio foi vencer a timidez para realizar as vendas e arrecadar alimentos para a tarefa de solidariedade”, frisou a aluna Lara.
A aluna Ana Beatriz Cardoso Souza Silva, 13 anos, do 9º ano do ensino fundamental, também descreveu as suas percepções sobre a atividade. “A aprendizagem que adquirimos é a de que é possível realizar as tarefas, principalmente quando trabalhamos em equipe. E tivemos sucesso”, frisou.
Josélia de Lima/Governo do Tocantins