Escola de Palmas apresenta experiência sobre a disciplina Projeto de Vida para educadores do Maranhão e Piauí

Tocantins

01.06.2021

O diretor do Colégio Estadual São José, de Palmas, José Antônio Aguiar Gama, e o estudante Wilkson Vasconcelos, 18 anos, participaram de uma formação promovida pela Escola Estadual Manoel de Macêdo, de Inhuma, no Piauí. Na formação, realizada de forma on-line, a equipe do Tocantins apresentou as experiências das boas práticas educacionais e falou sobre a disciplina Projeto de Vida.

O estudante Wilkson abordou as transformações que as reflexões promovidas pelo Projeto de Vida provocaram em sua vida, ele passou não apenas a sonhar, mas a estabelecer metas para o seu futuro e traçar os caminhos que devem ser percorridos.

Wilkson explicou que está concluindo o ensino médio e que quando começou a estudar, estava sem perspectivas e desanimado. Foi na disciplina Projeto de Vida que ele começou a perceber as possibilidades de um futuro promissor. “Sou uma outra pessoa, mais sensata, mais humana, aprendi a ser resiliente, a me preocupar mais com as pessoas, a ter um novo olhar para os problemas sociais. Para mim, o Projeto de Vida significa uma oportunidade de transformação, de ser uma pessoa melhor e de me interessar mais pela escola e pelos estudos”, comentou.

Para o diretor José Antônio, essa foi uma experiência muito significativa. “Foi uma satisfação compartilhar as boas práticas da qual vivenciamos na modalidade de ensino integral jovem em ação. Foi essencial para replicarmos esse modelo para outros estudantes e para professores”, ressaltou.

O projeto de vida é trabalhado nas escolas tendo como foco três dimensões: pessoal, social e profissional e nas perspectivas de formação para a vida, formação acadêmica com excelência e formação para as competências do século XXI.

“Nós, da escola, somos orientadores, mediadores para que o estudante seja o protagonista de sua história e do seu projeto de vida, direcionando caminhos e com a pedagogia da presença. A disciplina desenvolve o controle das emoções, formando pessoas competentes e solidárias”, frisou o diretor.