Tocantins
30.08.2021Josélia de Lima/Governo do Tocantins
Na Escola Estadual Morro do Mato, localizada em Goianorte, o trabalho de busca ativa foi fundamental para o prosseguimento das atividades no semestre letivo. Na unidade de ensino, a orientadora educacional Hosana Pereira Silva firmou parceria com a Prefeitura e colocou na equipe de visitas e acompanhamentos a psicóloga Jardele Araújo de Almeida e a assistente social, Vanilda Barra Santana.
Para realizar a busca ativa, a escola utilizou todos os recursos disponíveis, com as videochamadas, formação de grupos de comunicações e visita presencial para conhecer a realidade de cada família. No mês de agosto, a busca ativa teve como foco os estudantes do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição de ensino conta, atualmente, com 401 alunos, e as aulas estão sendo realizadas de forma remota.
A educadora Hosana contou que essas visitas foram importantes porque a escola utiliza estratégias para motivar as famílias, levar cestas básicas, quando necessário, e oferecer uma orientação psicológica.
“Com essas atividades, passamos a conhecer melhor a realidade social das famílias que integram a comunidade escolar. A escola motiva, conversa com as famílias e leva os roteiros de estudos. Percebemos que se não fosse a insistência da equipe escolar, muitos estudantes teriam deixado de estudar”, explicou Hosana.
A estudante Kelly Pereira Silva, do 7º ano do ensino fundamental, ressaltou que, por meio das ações do projeto busca ativa, ela se sente abraçada pela escola e é isso que a ajudou a não desistir de estudar.
Outro estudante, Antônio Eduardo de Sousa, da EJA, destacou a vontade de aprender. “Quero aprender a ler melhor, saber mais das coisas e fazer mais amigos”, frisou.
O diferencial nessa atividade de busca ativa é a forma como a orientadora Hosana a realiza. “Trabalho com muito amor e dedicação, motivando os estudantes a não desistirem de estudar e lutarem sempre pela realização dos seus sonhos. Amo o meu trabalho e amo ver os alunos felizes e realizados”, confessou.
Para o diretor da escola, Luís César Ferreira Batista, esse trabalho tem sido essencial para a melhoria na aprendizagem e o não abandono escolar. “Estamos criando mecanismos efetivos que fazem o elo entre a escola e o aluno, propiciando uma efetiva aprendizagem”, afirmou.