Escola de Colatina utiliza Jogos Cooperativos durante aulas de Educação Física

Espirito Santo

08.03.2024

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada no município de Colatina, realizaram, na última terça-feira (05), atividades relacionadas à eletiva de jogos cooperativos. O objetivo da ação foi promover a conscientização sobre a importância da cooperação entre os estudantes e professores no ambiente escolar.

Ao longo das aulas de Educação Física, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar aulas teóricas com apresentações de slides sobre temáticas, como Papel do Jogo numa Sociedade em Transformação, Consciência da Cooperação, Jogos Cooperativos e Possibilidades de sinergia entre a Sociologia do Esporte. Após as explicações sobre a temática, eles realizaram de forma prática alguns jogos cooperativos na quadra, como pega bandeira, ponte cooperativa e colchonete cooperativo.

O professor da disciplina Wilson Salume destacou que a inclusão de atividades com temas como este na escola desempenha um papel crucial na promoção da valorização do jogo e do esporte. “Os Jogos Cooperativos são um instrumento para a construção de valores na formação humana e como eles podem auxiliar para amenizar a violência no cotidiano escolar”, disse.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar. A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

 

Texto: Thiago Mozzer

 

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