Secretaria da Educação do ES
10.12.2019A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Aparício Alvarenga, de Aracruz, realizou duas atividades que promoveram conhecimento, conscientização e habilidades na área das artes. Uma delas foi a reflexão sobre o tema “Todos por uma Educação Inclusiva”, realizado na última quinta-feira (05). O evento contou com a interação e participação de alunos, profissionais da Educação Especial, juntamente com a equipe escolar e familiares dos estudantes.
O diretor da unidade de ensino, Nildo Maulaz, destacou que a ação fez parte das atividades referentes ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. “É um importante momento de reflexão acerca da Educação Especial. Nossa escola deseja elevar a equidade do atendimento aos alunos com deficiência. A atuação dos professores e alunos, nesse contexto, gera o desenvolvimento da afetividade e, principalmente, uma compreensão maior acerca do aluno especial”, disse.
Durante a atividade houve o depoimento da mãe de um aluno com Deficiência Auditiva (DA), que contou a história de vida de seu filho e as dificuldades da deficiência. Ela lembrou, porém, como o filho se desenvolveu nos últimos anos com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola.
O diretor disse ainda que durante o ano letivo de 2019, várias ações foram realizadas com as turmas. “Os alunos ficam maravilhados com esses eventos, pois participaram das apresentações. São momentos assim que fazem com que a educação inclusiva seja valorizada em todas as atividades cotidianas, garantindo o direito de todos à educação”, completou Maulaz.
Camadas da AtmosferaOutra dinâmica que foi sucesso na Escola Professor Aparício Alvarenga foi o ensino do conteúdo “Camadas da Atmosfera”, que foi realizada nas aulas de Geografia com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. As atividades envolveram pintura, recorte e montagem de desenhos em 3D.
A proposta foi analisar a importância do conhecimento geográfico na interpretação do mundo; os diferentes tipos de representação cartográfica; a operação com diferentes tipos de representação da superfície terrestre e a correlação de diferentes tipos de linguagens e expressões artísticas com a Geografia.
Essa atividade buscou facilitar a compreensão do conteúdo, através de uma proposta lúdica. O professor Yuri Feller Peroni destacou que “o resultado dos trabalhos foi de um capricho e interesse muito grande por parte dos estudantes. Ver a atmosfera em 3D finalizada, transformou a aula em uma verdadeira viagem ao espaço”, comentou.