Bahia
28.09.2020O engajamento dos educadores, os projetos pedagógicos desenvolvidos e as avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática aplicadas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) são alguns dos fatores que levaram o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, localizado em Jacaraci, a 708 km de Salvador, a superar a meta nacional de 4.3 para o Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, com a pontuação de 4.6.Fundado em 1995, o colégio oferta apenas o Ensino Médio e, atualmente, possui 477 estudantes matriculados, divididos entre a sede do município e os anexos localizados nos distritos de Irundiara, São José, Itumerim e Vila Paiol.
Segundo a diretora do colégio, Edjane de Abreu, o desempenho no IDEB é resultado da parceria e de um trabalho pautado no compromisso e na dedicação dos professores, gestores e coordenadores. "Podemos apontar aqui inúmeros motivos que nos levaram a este resultado, mas gostaria de destacar dois. A mobilização da SEC com as avaliações do SABE foi crucial para o trabalho dos professores, que buscaram com empenho e dedicação novas estratégias de aprendizagem, além de instigarem o instinto de desafio nos estudantes a cada avaliação. Já o segundo motivo é justamente a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que está sempre nos apoiando, a exemplo da disponibilização de transporte para a realização de nossos projetos e outras iniciativas que mostram que não tem medido esforços para fazer da nossa Educação uma referência", ressaltou.
O estudante Thalls Oliveira, 19, que concluiu os estudos em 2019 e, hoje, cursa Matemática na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), destacou sua trajetória e declarou seu amor ao colégio. "A minha rotina de estudante durante os três anos foi de inspiração e muita gratidão, pois, a cada momento da nossa história, a presença dos profissionais da educação era marcada pelo esforço, dedicação, contribuição, amor e vontade de nos ver crescer mais e mais. Profissionais competentes vistos como mestres e pais que nos deram oportunidades para transformar os nossos conhecimentos e nos apoiar a transmitir o que realmente nos foi formado. Sou muito grato por ter vivido a minha história em um ensino público e bem sucedido, graças a esse colégio maravilhoso", afirmou.Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal
para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a
rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o
melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em
2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%,
sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito
estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional,
que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede
pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB
demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um
crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II
(do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4
(2017) para 3,8 (2019).