Bahia
05.06.2019Coordenadores pedagógicos, professores e gestores escolares do Núcleo Territorial de Educação 26 (NTE-26), que compreende Salvador e Região Metropolitana, estão reunidos no Instituto Anísio Teixeira (IAT) para o terceiro encontro formativo de preparação para a implementação do Novo Ensino Médio. Promovidos pela Secretaria da Educação, os encontros têm aberto o diálogo com os profissionais da educação sobre as mudanças no Ensino Médio, além da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo Bahia.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pontuou que o processo de implantação da nova base curricular para o Ensino Médio ocorre desde 2013 e que a participação dos coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores é fundamental para o sucesso desta nova base. “Eles devem fomentar na escola essa nossa expectativa, um ambiente de implantação da nova base do Ensino Médio que possa fortalecer a aprendizagem no Estado da Bahia”.
“Mas a nossa responsabilidade não é apenas com o Ensino Médio. Para conseguirmos formatar e chegar a um quadro de sucesso, precisamos ter uma agenda positiva para o Ensino Fundamental I e II, formar profissionais das prefeituras, sendo parceiro. Com empenho e compromisso da nossa rede, além do nosso papel de manter uma agenda contínua de formação. Também temos uma expectativa muito grande para que as universidades continuem colaborando conosco na implementação de um processo revolucionário na educação baiana”, completou o secretário.
Para Jacirema Piedade dos Santos, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Ana Cristina Prazeres Mata Pires, em Salvador, o encontro foi bastante positivo. “Muito bom, poder ter este momento em que a gente pode dialogar com os técnicos da Secretaria, com nossos colegas e diretores escolares. É fundamental para que a implementação do Novo Ensino Médio ocorra de forma positiva nas escolas e isso reflita na qualidade da Educação”, afirmou a professora.
Novo Ensino Médio
A implementação da Lei nº 13.415/2017 estabeleceu mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e alterou a estrutura do Ensino Médio, que teve o tempo mínimo do estudante na escola ampliado de 800 para 1.000 horas anuais. Estas mudanças também definem novas organizações curriculares, tornando-as mais flexíveis, e que devem contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com prazo para implementação até 2022.