Bahia
17.06.2021A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quinta-feira
(17), o primeiro encontro do minicurso “Alfabetização e letramento
científico na Educação Básica”, dirigido a estudantes da rede estadual
de ensino da Bahia. Com o objetivo de ampliar os conceitos científicos e
proporcionar ao estudante o desenvolvimento do pensamento crítico e
investigativo, o evento foi realizado de forma on-line e contou com a
apresentação do professor José Breno da Cruz e dos integrantes da equipe
de Robótica Black Gold, formada por estudantes do Colégio Estadual Ouro
Negro, em Candeias.
De acordo com o estudante Igor dos Anjos, da
equipe Black Gold, o momento foi uma oportunidade de apresentar o
protagonismo juvenil dentro do mundo científico. “Nossa apresentação
destacou a motivação e o comprometimento com o desenvolvimento de
projetos científicos, através dos quais trouxemos toda a nossa
experiência da construção do projeto Cicloergômetro Itinerante
Universitário, assim como as rotinas, as ferramentas utilizadas e os
seus mecanismos. A dica para o aluno que estiver começando é pensar em
um problema que esteja na sua comunidade e pensar em como
solucioná-los”.
Para o palestrante convidado, José Breno da Cruz,
mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa
Maria, no Rio Grande do Sul, a ciência é responsável por romper as
paredes da sala de aula e oferecer aos estudantes e à sociedade melhores
possibilidades. "Os alunos precisam ter uma pergunta central bem
definida, pensar sobre e desenvolver um protótipo com as possíveis
soluções. A iniciação científica traz novos conhecimentos e apresenta
para os estudantes o que fazer com o aprendizado. Este é o grande
diferencial”, destacou.
Segundo Patrícia Oliveira, coordenadora
do Programa Ciência na Escola da SEC, a iniciativa fomenta a Educação
Científica na Educação Básica da Bahia,
por meio de uma tecnologia educacional. “Possibilitamos o
desenvolvimento profissional do professor e a formação de um estudante
crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de
aprendizagem, considerando os paradigmas emergentes e o território
educador”.
Black Gold - A equipe também é formada por Nadyne Almeida, Maria Juliana, Luana Rosado, Gabriel Beltrão, João Victor, Heitor Vitena e Marlon Santos. O grupo ficou em segundo lugar no torneio regional de robótica First Lego League, na categoria Champion Award.