Tecnologias na Educação
14.08.2020Em diversas escolas estaduais do Paraná, o uso dos meets como ferramenta de aula já se tornou usual entre os professores e alunos. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), cerca de 28,5 mil meets são realizados por semana e a tendência é aumentar, porque cada vez mais professores passam a aderir à ferramenta.
De acordo com o Secretário de Educação, Renato Feder, o Meet é uma excelente ferramenta, que aproxima os professores de sua turma. “Por meio do Meet, o professor pode dar mais atenção ao aluno, em especial aqueles com maior dificuldade, e ajudá-lo em questões que talvez não tenha entendido durante as aulas pela TV e pelo aplicativo”, explicou.
Esta é a mesma percepção de Eliana Daniel, diretora do Colégio Estadual Kennedy, do município de Ariranha do Ivaí. Elaine afirma que os 130 alunos do Colégio usaram a ferramenta Meet para tirar dúvidas, conversando diretamente com um dos 19 professores da escola. “Graças a essa ferramenta, professor e aluno diminuem distâncias, conseguindo conversar diretamente e dirimir dúvidas, mesmo estando cada um em sua casa”, disse
Para que adesão funcionasse no Colégio Estadual Helena Kolody, em Cianorte, a diretora, Meire Rampazzo Castilho, trabalhou muito na capacitação dos professores para usarem esta ferramenta. Atualmente, a adesão é de 100% dos 30 professores, conversando diariamente com os alunos “Para atingirmos essa boa adesão, eu e minha equipe fizemos um intenso trabalho de acompanhamento com os professores, orientamos em suas práticas pedagógicas e mostramos a importância do uso dos meetings para as aulas aos alunos”, explica.
Meire conta que ela e sua equipe criaram uma estratégia que consiste em busca ativa dos alunos e acompanhamento conjunto aos professores. Ela participa de todos os meets dos seus professores e, durante sua breve participação, dá recados à turma e reforça a importância da participação dos alunos. “Tenho 515 alunos e participo de mais de 95 meets por semana. Gosto de me manter próxima e de mostrar aos estudantes que estou próxima a eles”, conta.
Para a professora de português Graziele Britto, do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel, o meeting aproxima os professores dos alunos e remete ao ambiente de uma sala de aula. “Em uma aula normal eu apresento slides, uso datashow e uso de várias ferramentas on-line para interagir com os alunos. Pelo Meet, consigo fazer o mesmo e com qualidade, sem contar que mato a saudade dos meus alunos”, conta