Tocantins
04.10.2022Joselia de Lima/Governo do Estado
A criação do Estado do Tocantins foi marcada pelo espírito de coragem, determinação e de esperança, características que fazem parte da vida de milhares de tocantinenses que acreditaram em dias melhores. Como a professora Marilene Moura Lima, mãe de três filhos, que nasceu em Porto Nacional, e cresceu acompanhando o desenvolvimento do estado. Outro que também acompanhou de perto esse crescimento foi o professor Raimundo Rodrigues, um paranaense que reside em Taquaruçu desde 1991, como também, a professora Tinara Barros Ribeiro, mãe de três filhos, que nasceu em Miracema, em 1990.
A professora Marilene Moura atua na educação há 24 anos, trabalhou em escolas particulares, e atualmente é servidora concursada do Tocantins, e há quatro anos, é gestora da Escola Estadual Criança Esperança, em Palmas. Ela também atuou como professora em escolas privadas de Palmas e de Porto Nacional. “A criação do nosso estado veio como a necessidade que o povo do norte do Tocantins tinha de mudanças e foi importante para a região, principalmente, pela valorização do comércio e do turismo. Somos vistos como a região que mais cresce em população no Brasil e isso é importante”, frisou.
Marilene reforça a importância do Tocantins em relação ao desenvolvimento da região. “Como tocantinense nata, vejo esse crescimento de forma muito positiva. O Tocantins é um estado com muitas culturas, formado por pessoas oriundas de todas as regiões do Brasil, e não perdemos as nossas raízes e, sim, agregamos outras que vieram contribuir.
O professor Raimundo Rodrigues nasceu no Paraná, e iniciou a sua experiência na educação ministrando aulas numa escola da zona rural. Ele veio ao Tocantins em 1991, e optou por morar em Taquaruçu. “A criação do Tocantins foi muito importante. Houve grande melhoria e progresso. Na época que eu vim para Palmas, não tinha ônibus para Taquaruçu e não tinha asfalto. A escola era muito pequena. Depois foram construídos dois prédios para abrigarem uma instituição de ensino municipal e, no ano de 2000, foi construído o prédio do Colégio Estadual Duque de Caxias, que já funcionava de forma improvisada desde 1947”, explicou.
No Tocantins, o professor Raimundo construiu parte da sua história, atuou como gestor escolar, e testemunhou o crescimento da capital Palmas e as melhorias realizadas no distrito de Taquaruçu, como a chegada do asfalto. Ele também presenciou muitas situações como os ônibus atolados quando não existia a TO-030, rodovia que liga Taquaralto ao distrito de Taquaruçu. Raimundo tem a formação em filosofia e continua trabalhando no Colégio Estadual Duque de Caxias.
A pedagoga Tinara Barros, que trabalha como coordenadora financeira na Escola Estadual do Setor Sul, em Palmas, lembra das histórias contadas por seu avô Benedito de Oliveira Barros. Tinara nasceu em Miracema, em 1990 e cresceu impulsionada pelas oportunidades que o estado proporcionou.
“A criação do Tocantins nos trouxe além de facilidade, a independência. Eu ainda não havia nascido, mas escutei muitas histórias contadas pelo meu avô das dificuldades que os moradores da região tinham naquela época. Goiás era um estado de grande dimensão e os moradores do norte, sofriam com a distância para conseguirem as coisas, como um atendimento no setor da saúde. E quem trabalhava na agricultura tinha muitas dificuldades, e com a criação do estado vieram os investimentos e as oportunidades para as vendas dos produtos e de melhorias da qualidade de vida de todos os moradores”, ressaltou Tinara.
E para as pessoas que nasceram na região, encontraram no novo estado, uma forma de alcançar a estabilidade financeira e profissional. “Eu amo o Tocantins. Morei fora do estado por alguns anos, e retornei, porque aqui encontrei a qualidade de vida. Hoje é possível encontrar de tudo para a nossa necessidade e presenciamos a evolução nos setores da saúde, segurança e educação. O estado tem uma linda história e eu tenho orgulho de ser tocantinense”, comentou Tinara.
Memórias e avanços
O Tocantins surgiu da desmembração do estado de Goiás, a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988.
Das primeiras escolas públicas implantadas na região do atual estado do Tocantins, na época norte goiano, na década de 1930, aos últimos anos, a educação deu um salto significativo em investimentos e obras educacionais. Agora, são 498 escolas estaduais, que atendem cerca de 140 mil estudantes e ofertam educação de qualidade contemplando a diversidade do ensino especial, do campo, indígena, Educação de Jovens e Adultos, o ensino regular, as escolas agrícolas, quilombolas e as unidades militares.
Este ano, foram entregues 31 obras da educação para a população tocantinense, um investimento em torno de R$ 100.259.928. Mais 17 obras estão em execução para serem entregues até o primeiro semestre de 2023, no valor de R$ 33.235.155. Mais 40 obras estão em processo de licitação orçados R$ 54.460. 863, 23. No total, são 88 unidades escolares que receberam alguma obra de reforma, ampliação ou melhoria, somando um investimento de R$ 187.955.947. E dessa forma, o estado do Tocantins torna-se referência no compromisso com a educação de qualidade.
Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado