Bahia
10.03.2021Os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da
rede estadual de ensino estão participando ativamente da Jornada
Pedagógica Paulo Freire, que segue até sexta-feira (12). No terceiro dia
de planejamento do ano letivo 2020/21, nesta quarta-feira (10), o tema
discutido na live foi "Aprendizagens essenciais". Além disso, a
programação do dia contou com as oficinas "Organizadores curriculares,
cadernos de apoio à aprendizagem e trilhas" e "Atividades curriculares
complementares".
A Jornada Pedagógica está sendo transmitida nos
canais TV Educa Bahia e YouTube Educação Bahia, podendo ser conferida no
endereço https://bit.ly/3bz1hKz. O encontro, que contou com a
participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues,
foi mediado pelo coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC,
Marcius Gomes.
A assessora pedagógica da União Nacional dos
Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Alda Pepe, abordou o tema do
ponto de vista do continuum curricular. "No continuum letivo curricular
2020/21, as aprendizagens devem ser selecionadas considerando duas
fontes. A primeira, naturalmente, são os projetos pedagógicos de 2020,
que já estavam programados e aqueles que deveriam ser de 2021. Mas,
também, nós temos uma outra fonte, que são as aprendizagens que se
impõem, consideradas como necessárias para que o estudante compreenda e
enfrente as situações da realidade que estão vivendo", pontuou.
A
especialista em Educação, Anna Penido, também discorreu sobre o tema.
"O essencial precisa ser garantido e assegurado. Quando eu penso nas
aprendizagens essenciais, eu penso muito naquilo que vai oportunizar aos
nossos estudantes a compreenderem, navegarem e transformarem o mundo.
Nós lidamos com estudantes que já têm uma série de obstáculos no seu dia
a dia e o que a gente precisa fazer, enquanto escola, é ajudá-los a se
incluírem neste mundo da cidadania, produtivo e das realizações
pessoais. A gente precisa oferecer conhecimentos e habilidades, mas
também atitudes e valores, para que eles não estejam aquém de nenhuma
das oportunidades que as suas aspirações demandem", salientou.
O
superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel
Westphal, destacou a importância da jornada pedagógica para se focar nas
aprendizagens essenciais. "Este espaço da jornada nos leva, na nossa
concepção docente, a ter uma nova atitude dialógica. Não é somente a
gente pensar o conhecimento de uma forma de transmissão de informações
ou de uma forma cumulativa do próprio conhecimento. Mas o quanto nós
podemos nos reinventar e ressignificar a abordagem desses conteúdos que
são importantes".
A atividade ainda contou com a participação da
estudante Renata Gondim, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC)
de Vitória da Conquista que, além de fazer uma homenagem às mulheres,
falou sobre a importância da iniciação científica na sua vida. "A
primeira oficina que fiz no CJCC foi de lógica de programação e, graças
ao Centro Juvenil, optei por fazer o Ensino Médio profissional em
Informática. Meio que o CJCC decidiu a minha carreira, pois penso em
fazer faculdade de Ciências da Computação e seguir na área de
Tecnologia", disse a estudante, que recebeu, junto à sua equipe, menção
honrosa na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência (SBPC), em 2020, com o projeto "Conexão cidade".