Educação lidera ranking de planejamento em lançamento do IGP/PPA no Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

03.04.2025

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) foi o órgão com melhor desempenho no Índice Governamental de Planejamento (IGP/PPA), lançado oficialmente hoje (3) pelo Governo do Rio Grande do Norte. Com nota 0,782, a SEEC ficou em primeiro lugar no ranking de execução e gestão do Plano Plurianual Participativo (PPA), superando todos os demais órgãos estaduais avaliados.

O evento de lançamento do IGP/PPA aconteceu no miniauditório da Escola de Governo, reunindo gestores, técnicos e representantes da administração pública. A nova ferramenta, prevista no Decreto nº 33.513/2024 e regulamentada por resolução do Comitê Central de Planejamento, mede a eficiência da atuação institucional em seis eixos: execução física, execução orçamentária, engajamento setorial, qualidade e tempestividade das informações prestadas e regionalização do planejamento.

“O resultado obtido pela SEEC demonstra o compromisso da nossa equipe com a gestão eficiente, o planejamento bem feito e o foco nas entregas para a população”, afirmou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista. “Esse índice nos ajuda a identificar onde estamos acertando e onde iremos ampliar nossa atuação”, completou.

Além da SEEC, que recebeu a certificação Ouro, também se destacaram a EMPARN (0,771) e a JUCERN (0,768), que completaram o pódio do IGP/PPA em sua primeira edição. O índice adota uma escala de pontuação de 0 a 1, e classifica os órgãos em categorias que vão de “Diamante” a “Péssimo”, conforme o desempenho registrado.

A Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e da Gestão (SEPLAN), responsável pela elaboração e condução da nova metodologia, também anunciou estudos para aprimorar o índice, com inclusão de novas variáveis que fortaleçam o monitoramento e a avaliação da gestão pública.

Com essa iniciativa, o Governo do RN reforça o compromisso com a cultura do planejamento orientado por dados, com foco em resultados e na melhoria contínua dos serviços prestados à população.