Tocantins
19.11.2020Abrão
de Sousa/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde e das Diretorias Regionais de Educação, realizou na primeira semana de novembro, o balanço dos resultados das atividades educativas não presenciais, desenvolvidas com o eixo integrador de educação ambiental: Queimadas no ano 2020.
A disponibilização do Bloco de Aulas, composto pelos planos de aulas e material didático referentes à temática Educação Ambiental foi a estratégia utilizada para efetivar as ações formativas com os estudantes, no período de distanciamento social causado pela Covid-19.
As atividades, não presenciais, ocorreram nos meses de agosto a outubro, respeitando as recomendações e orientações das autoridades sanitárias de prevenção da Covid-19. As orientações para a realização das atividades foram de responsabilidade dos educadores, com o apoio dos assessores da Educação Ambiental das Diretorias Regionais de Educação.
No total, foram 274 Unidades Escolares da rede estadual de ensino que aplicaram o Bloco de aulas, envolvendo 56.816 estudantes. Dentre as produções e atividades diversificadas desenvolvidas pelos estudantes destacaram-se poemas, reportagens, criação de mapas conceituais, leitura e elaboração de gráficos, confecção de maquetes e dioramas, memes, palestras via Google Meet, entre outros.
Entre as produções dos estudantes chamaram a atenção a produção de vídeos, que numa abordagem atrativa e com muita criatividade demonstraram a importância da preservação do meio ambiente.
Os discentes, fundamentados em dados locais, compartilharam conhecimentos, informaram e mobilizaram as comunidades sobre os riscos, causas, efeitos e medidas de prevenção e combate às queimadas.
Segundo Fabrícia Neli Johann Martins, responsável pela Unidade Técnica Executiva de Meio ambiente e Saúde da Seduc, as redes sociais potencializaram a mobilização no desenvolvimento do trabalho nesse período de distanciamento social. “As ações educativas tiveram um alcance significativo na rede estadual. Foi uma estratégia baseada na capacidade de mobilização e articulação da rede, em que assessores, gestores, coordenadores pedagógicos e professores, mais uma vez mostraram sua competência e potencial de inovação para superar os desafios da pandemia” destacou.
A responsável Fabrícia Neli ainda reforçou que “as produções dos estudantes foram consistentes teoricamente, mas o que mais se destacou foi o protagonismo ambiental e o envolvimento demonstrados pelos educandos. Acredito que as ações e seus resultados na formação integral ressaltaram ainda mais a responsabilidade socioambiental das comunidades escolares”, finalizou.
As informações contidas nos dados encaminhados nos relatórios, pelas unidades escolares servirão de base para o aprimoramento e tomadas de novas iniciativas a serem implementadas pela equipe da Seduc e do Comitê Estadual de Combate a Incêndios e Controle de Queimadas, Comitê do Fogo.