Educação é parceira em projeto e lançamento de livro de alfabetização indígena contextualizada

Tocantins

11.10.2023

O livro “Iny rybè my Ijyy: alfabeto Javaé contextualizado”, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi lançado na última quarta-feira, 11, na Aldeia Boa Esperança, a partir das 19h e no sábado na Aldeia Kanoano, também às 19 h, ambas em Formoso do Araguaia. A obra é resultado de mais de dois anos de trabalho, por meio de projetos com foco na iniciação científica e interculturalidade com o povo Javaé.

As responsáveis pela organização do livro são as professoras Marcilene de Assis Alves Araujo e Sofia Mara de Souza. Os autores são os indígenas: Edilson Haburunatu Javaé; Lucirene Bherederu Javaé; Joeu Ererrene; Ricardo Tewaxi Javaé; Rogério Kusiwana Javaé; Samuel Saburua Javaé. 

O livro tem como foco a alfabetização do Povo Indígena Javaé, e busca, por meio da materialização da escrita, promover a preservação da língua e cultura indígena, o empoderamento e a visibilidade deste povo.  A obra é destinada a todos em fase de alfabetização, pois sua constituição favorece o ensino e a aprendizagem, os saberes nele apresentados proporcionam a todos um panorama da preservação da linguagem de um povo. 

“Nossa pretensão é que esse material seja utilizado em todas as escolas indígenas, como instrumento para alfabetização e letramento do povo Javaé. Vamos articular com a Superintendência Regional de Educação de Gurupi e Gerência de Educação Indígena da Seduc para que o nosso objetivo seja alcançado”, adiantou a professora Marcilene Araujo, uma das organizadoras da obra.

 Sobre o livro

A ilustração da obra é dos desenhistas, todos indígenas: Arias Myxiwari Javaé; Edilson Haburunatu Javaé; Koteriru Mytara Javaé; Marton Texibere Javaé; Matias Naruka Javaé; Matuà Mydiwaru Javaé; Nadylla Javaé; Rael Hawalari Javaé; Ronivon Ijarua Javaé; Samanta Maluadidi Javaé Araujo; Samuel Saburua Javaé; Taleb Kuhãnama Javaé; Walas Kumanari Karajá; Xurèrèa Javaé.

A produção do livro surgiu a partir de visitas técnicas promovidas pelo grupo de estudo que realizou diversas oficinas contextualizadas com as narrativas ancestrais. Todo processo foi realizado conjuntamente com professores e alunos das escolas indígenas Watakuri e Tainá, sendo os termos lexicais e desenhos produzidos pelos indígenas Javaé.

A equipe é interistitucional do grupo de pesquisa que atua diretamente nas aldeias Javaé com ações nas diversas áreas, coordenada pela professora da UnirG, Marcilene de Assis Alves Araujo, caracterizada como uma equipe interdisciplinar e envolvendo professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Medicina. E interinstitucional, com a parceria de pesquisadores discentes e docentes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Por meio desse grupo são promovidos projetos sociais que abordam e se concentram em práticas de oficinas educativas com o povo Javaé para abordar tópicos relevantes, como letramento interculturalidade, educação financeira, práticas de promoção à saúde, cidadania, sustentabilidade ambiental, práticas ecológicas, prevenção de doenças, direitos humanos, igualdade de gênero, sustentabilidade ambiental, entre outras.

A obra também será apresentada no dia 26 de outubro durante a +Tech 9ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) – no Campus I da Universidade de Gurupi (UnirG), às 16 horas.

Lenna Borges/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins