Tocantins
22.03.2021Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
Com o início da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) reprogramou as atividades do ano letivo de 2020. Com a realização de atividades formativas e a participação ativa das equipes que atuam nas unidades de ensino, a Pasta garantiu que os estudantes tivessem condições de dar continuidade aos seus estudos.
Na reprogramação do retorno das atividades educacionais, após a suspensão das aulas presenciais, a Seduc realizou uma série de atividades on-line de preparação para o retorno das aulas: formação de acolhimento, reunião sobre reordenamento curricular, sobre gestão pedagógica em tempo de pandemia e sobre a reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP).
As aulas, na rede estadual de ensino, foram retomadas por etapas. Em 29 de junho de 2020, retornaram as aulas para os estudantes da 3ª série e, em 10 de agosto, foi a vez dos alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio retomarem seus estudos, de forma remota, seguindo as recomendações de segurança determinadas pelas organizações de saúde e pelo Comitê de Crise para Prevenção à Covid-19 do Governo do Tocantins.
Os estudantes da 3ª série encerraram o ano letivo em 19 de dezembro de 2020 e os alunos da 1ª e 2ª séries concluíram seus estudos em 06 de fevereiro de 2021. Já os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental retomaram suas atividades em 10 de setembro do ano passado e estão concluindo o quarto semestre na próxima quarta-feira, 24.
Conforme a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a equipe gestora das unidades de ensino e os professores, orientados pela Pasta, desempenharam um papel extraordinário ao longo de todo o ano letivo. “Nesse momento desafiador, os profissionais se reinventaram e inovaram na execução de projetos pedagógicos, visando manter o processo de aprendizagem e garantindo o atendimento aos estudantes, em conformidade com a diversidade da rede”.
De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, um dos maiores desafios vivenciados pelos profissionais da educação, ao longo do ano letivo de 2020, se transformou em uma grande conquista. “Tivemos que nos reinventar para mantermos o vínculo com os estudantes e, com isso, acabamos construindo uma relação muito próxima com as famílias, uma experiência que queremos dar continuidade na rede”.
Um exemplo de iniciativa é da diretora do Centro de Ensino Médio Bom Jesus e neuropsicopedagoga clínica, em Gurupi, Elizabeth Gama da Silveira, junto com a orientadora educacional e as professoras de Projeto de Vida desenvolveram o projeto ‘Gestão de Emoções’. “Semanalmente trabalhamos com os pais, estudantes e equipe escolar temas ligados à saúde socioemocinal, gerando um equilíbrio emocional maior”, ressaltou.
A diretora explicou ainda que, com a iniciativa, os estudantes se voltaram para os seus projetos de vida e focaram mais nos estudos. “Deixaram a angústia de lado e começaram a interagir mais uns com os outros e a prestar mais atenção nos protocolos de segurança. Mudou a consciência e começaram a reconhecer pontos positivos desse momento, como o convívio com a família e a oportunidade para desenvolver novas atividades com o uso das tecnologias”, pontuou.
O projeto continua em execução, com atividades sendo realizadas todas as quintas-feiras com a participação dos estudantes, pais e profissionais da unidade de ensino. Até agora, nos encontros on-line, já foram abordados um total de treze temas, dentre eles o medo, perdão, tristeza e felicidade, sempre com foco na gestão de emoções.
A equipe gestora do Colégio Estadual Jorge Amado, em Araguaína, também apostou na realização de atividades que trabalhassem as questões emocionais. “Nós oferecemos palestras com psicólogos, por meio de ambiente virtual para motivar os estudantes e provocá-los para se tornarem protagonistas da sua história, administrando sua rotina para o novo formato de aulas”, explicou a diretora da unidade de ensino, Elizabete Sousa.
Outra atividade desenvolvida no Colégio Estadual Jorge Amado foi criação de histórias em quadrinhos sobre a Covid-19. A iniciativa teve como objetivo, de forma criativa, orientar os estudantes para ficarem mais tranquilos nesse cenário. “As histórias abordavam aspectos gerais da doença, prevenção, cuidados e medidas a serem adotadas em caso de contaminação. Todo esse trabalho deu mais segurança para atravessarmos esse momento, fazendo com que tivéssemos uma adesão maior dos alunos”.
Considerando que o bem-estar dos profissionais da educação era primordial para o trabalho realizado com os estudantes ao longo do ano de 2020, a equipe gestora do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema, apostou na realização do desafio ‘Eleve-se’, que propunha a realização de atividades físicas e cuidados com a saúde para os profissionais da unidade de ensino.
“Criamos um grupo de WhatsApp, direcionado para motivarmos uns aos outros na realização de atividades esportivas, para adoção de uma alimentação mais saudável e atitudes simples, como a ingestão de água. Com essa proposta, os profissionais passaram a ter mais motivação, deu um ânimo maior e eles se desprenderam um pouco do desafio da realização das atividades em novo formato, o que favoreceu a conclusão das atividades do ano letivo com sucesso”, pontuou a diretora Gabriela Fernanda do Carmo.