Tocantins
03.05.2023Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Gestão Educacional, desenvolve, com diretores de todas as unidades escolares da rede estadual, o “Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares”. São três horas semanais, com a mentoria de técnicos da gestão educacional, dando ênfase a pressupostos formativos como: respeito à diversidade, liderança, gestão colaborativa, relação com os saberes, e comunicação não violenta.
Conforme a gerente de gestão educacional da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, “o curso, oferecido semanalmente, tem fortalecido o trabalho dos gestores escolares no processo pedagógico, administrativo, e embasado as atividades de prevenção à violência do ambiente escolar”.
O curso é ministrado pela técnica Otília Cândido Martins Gomes, com a colaboração da equipe da Gerência de Gestão Educacional, Ana Maria Silva Santos e Larissa Barbosa Aires. Os módulos (10 no total) iniciaram em 23 de março, e são oferecidos de forma síncrona e assíncrona.
A técnica da gestão educacional da Seduc, Otília Cândido Martins Gomes, destaca que as atividades e formação realizadas com os diretores escolares têm fortalecido a prática escolar. Além disso, busca-se trocar experiências entre a equipe escolar, nas vivências de aprendizagens. Nesse sentido, os coordenadores pedagógicos serão mentorados pelos diretores escolares, sendo direcionadas as reflexões diversas e com o exercício de práticas colaborativas e democráticas. "Estamos satisfeitos com as devolutivas recebidas dos diretores escolares. A relação efetiva com a prática vem refletindo no ambiente educativo” ressaltou a diretora mentora da Diretoria Regional de Educação (DRE) Tocantinópolis, Irene Morais.
A meta da formação é alcançar seu público-alvo, que são 500 diretores escolares; 700 coordenadores pedagógicos; 13 técnicos, sendo um de cada DRE; e 12 técnicos da Seduc/sede. A previsão é de que até outubro deste ano, 100% desse público recebam o curso completo.
O curso é mediado virtualmente, e os módulos são: Módulo 1 – Mentoria de diretores e a busca da escuta ativa e a cultura colaborativa; Módulo 2 – Bases técnicas e teóricas na mentoria de diretores; Módulo 3 – Comunicação e as relações interpessoais; Módulo 4 – Violências sociais e escolares: o desafio das relações cotidianas; Módulo 5 – Saberes dos diretores e a cultura colaborativa; Módulo – Gestão financeira e as demandas de infraestrutura na escola; Módulo 7 – As figuras do aprender de diretores e a Escola-Outra; Módulo 8 – Projeto Político Pedagógico e a Pedagogia de Projetos; Módulo 9 – Avaliação de Aprendizagem, institucional e de larga escola; Módulo 10 - Liderança do diretor de escola.
Segundo a técnica em supervisão escolar, da Diretoria Regional de Educação de Palmas, Maria do Carmo Barros Vinhal, que é uma das replicadoras da formação, o resultado do trabalho vai impactar positivamente na aprendizagem. “As discussões dos módulos proporcionam visão global sobre o conhecimento a ser compartilhado com os diretores. Tudo ocorre de forma colaborativa envolvendo as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica como características que devem fazer parte do cotidiano escolar para uma transformação de vida”, destacou.
DRE Araguatins
A Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares da DRE Araguatins foi realizado na terça-feira, 02. O objetivo de proporcionar um ambiente institucionalizado de diretores, com a troca de saberes, de identificação de desafios e a troca de experiências assertivas de trabalho.
A aula teve início com a apresentação da pauta, em seguida foi exibida a aula: Relação de saber, com a professora Drª Maria Cecília, da Universidade federal de São Carlos (SP). Durante a aula, foi apresentado o plano de formação em mentoria de diretores, cuja meta é a formação de todos os gestores e para encerrar, a professora Me. Tatiane Maria Padilha Targino fez sua reflexão sobre o diretor mentor e sua prática, na qual ressaltou a importância em participar do curso e o aprendizado que lhe proporcionou ao vivenciar momentos de aprendizado durante o curso e a possibilidade de perceber mudanças positivas dentro da unidade escolar, como reflexo da qualidade do curso.
Para a gestora Fabiana Mafalda, o curso de mentoria mostrou uma forma de crescimento profissional onde gestores têm a oportunidade, única, de se tornarem líderes mais humanos, eficientes e que produzem resultados focados em uma gestão participativa. “As minhas expectativas foram as melhores possíveis. Espero melhorar como pessoa e conseguir manter minha equipe focada em fazer o melhor com as condições que temos e lograr êxito através de resultados positivos contribuindo para o desenvolvimento educacional dos estudantes do Tocantins”.
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins