Tocantins
13.03.2023Abrão de Sousa/Governo do Tocantins
A secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia, realiza uma programação com o tema “Lei 12.224/2010: A Efetivação da Biblioteca escolar como Direito” voltada para os profissionais que atendem às bibliotecas escolares da Diretoria Regional de Educação de Palmas, uma ação que visa à comemoração do dia 12 de março, “Dia do Bibliotecário”.
O evento ocorre, nesta segunda-feira, 13, no Auditório do Hospital Veterinário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, e tem como público-alvo o técnico que responde pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e servidores que desenvolvem a função de bibliotecário nas bibliotecas das unidades escolares em Palmas. A temática apresentada visa contribuir com a melhoria da gestão das bibliotecas escolares.
Entre as atividades desenvolvidas destacam-se palestras, rodas de conversa e oficinas que buscam a interação e troca de experiências entre os profissionais, bem como a conscientização sobre a importância da existência das bibliotecas escolares e das atividades desenvolvidas nestes espaços. Interpretar, entender, decodificar e compreender são condições adquiridas por meio da leitura, sob várias formas. Tudo isso são meios para se alcançar o conhecimento que vem por meio de leituras.
Para despertar o gosto pela leitura e garantir o acesso ao conhecimento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aumentou significativamente o acervo bibliográfico das bibliotecas das escolas estaduais, o que facilita o trabalho dos bibliotecários, o acesso dos estudantes e professores aos espaços de educação. Na escola, a biblioteca escolar objetiva fortalecer o Projeto Político Pedagógico, atuando como recurso essencial no processo de aprendizagem.
Para a gerente de Gestão Educacional da Seduc, Lêda Maria Tomazi Fagundes, as bibliotecas cumprem a função social ao proporcionar meios para que o público escolar obtenha mais informações. “A função social das bibliotecas escolares ultrapassa os muros da escola. As bibliotecas também proporcionam conhecimento à comunidade local com o acesso à leitura e faz com que os vários públicos se sintam pertencentes à comunidade escolar”, destacou a gerente.
Segundo a técnica da Gestão da Seduc, Divina Barbosa, as bibliotecas com maior acervo trazem impacto positivo para o ambiente escolar. “A oferta de diferentes exemplares de livros literários e paradidáticos para a leitura dos estudantes fortalece o planejamento pedagógico dos professores, visto que a variedade de livros proporciona mais estratégias que incentivam o gosto pela leitura e melhora a qualidade da aprendizagem”, pontuou.
Bibliotecas móveis
A Seduc adquiriu 177 Bibliotecas móveis, contendo livros paradidáticos com várias temáticas para o desenvolvimento das competências relativas à leitura diversificada do Programa Educacional Extensivo “Biblioteca para Todos”, visando compor o acervo das escolas que atendem aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais da Rede Estadual de Ensino. Cada Biblioteca móvel possui um acervo de 60 títulos, sendo oito exemplares de cada título, totalizando 480 livros; de acordo com as especificações, quantidades estimadas, totalizando 84.960 livros paradidáticos.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins