Educação
09.03.2020O Rio Grande do Sul reduziu a taxa de distorção idade-série do Ensino Médio nas escolas estaduais em 4,7 pontos percentuais em relação ao ano passado. É a segunda maior queda entre as 27 unidades federativas, atrás somente do Paraná. Em 2018, o índice era de 38,1%. Em 2019, o percentual diminuiu para 33,4%. No Ensino Fundamental, o Estado também melhorou seus índices, passando de 24,4% para 23,7% no mesmo período. Os dados são do Censo Escolar e foram publicados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nesta sexta-feira, 28 de fevereiro.
Entre as razões, para a melhora do indicador que acompanha o percentual de alunos que estão dentro da série esperada, estão as intervenções sistemáticas de correção de fluxo nas instituições de ensino; o trabalho realizado pelos projetos Seduc em Missão e Aluno Presente, que promoveram um diálogo direto com os diretores das 2,5 mil escolas do interior e da Capital para avaliar as práticas pedagógicas; a implantação da política educacional Escola Gaúcha e o monitoramento e gerenciamento constante dos dados escolares coordenado pelo Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
O secretário estadual da Educação, Faisal Karam, atribui a melhora do índice ao trabalho de gestão e à reorganização da Rede Estadual de Ensino. “Nós buscamos, desde o início do ano passado, um olhar individual sobre as escolas. Ouvindo, dialogando e encontrando, junto aos gestores das instituições, soluções práticas para qualificar o ensino e contribuir para a permanência do estudante em sala de aula”, explica.
“O foco, para 2020, será melhorar a realidade do Ensino Fundamental e manter o bom trabalho feito até agora no Ensino Médio”, adianta o secretário. A partir de abril, ocorrerá mais uma edição do projeto Aluno Presente, em que professores e diretores serão recebidos para as devolutivas em relação aos indicadores.
Censo Escolar
A distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, são coletados dados de diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos.