Tocantins
06.12.2022Com a temática, Conhecendo as emoções e aprendendo a lidar com elas, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaraí, promoveu na última semana, o encontro com estudantes das unidades CEM Oquerlina Torres e Colégio Estadual Irineu albano Hendges. A ação promoveu vários encontros durante o ano letivo, com o objetivo de promover a formação integral dos estudantes.
A integração foi pensada para fortalecer os aspectos socioemocionais, uma vez que é um dos problemas enfrentados na sociedade e tem tido reflexos no espaço escolar, impactando na aprendizagem.
De acordo com a assessora em Orientação Educacional da DRE, Josiani Leisi Bosso Moura, a ação foi desenvolvida em etapas. “A primeira etapa ocorreu na Unidade Escolar da rede estadual de ensino da sede, e os demais encontros no auditório da DRE. A princípio iniciou-se com 11 estudantes e no decorrer dos encontros tem aumentado o número de participantes, e se deu pela necessidade de orientar sobre os problemas de ordem socioemocionais apresentados pelos estudantes no ambiente escolar”.
A ação envolveu uma equipe Multidisciplinar da DRE, composta pela assessora, a assistente Social, Ana da Silva Teixeira, a psicóloga Isadora Rodrigues Cortes, com a participação do assessor de Currículo de Ciências Humanas e Sociais, Ailto Ribeiro Barros Klaus. A equipe vem desenvolvendo um trabalho construtivo e a cada encontro, os estudantes demostram um comportamento positivo diante de suas fragilidades emocionais.
Josiani Leisi Bosso Moura disse que os estudantes relataram que os encontros estão sendo de grande valia, pois os fazem refletir sobre outros aspectos de suas vidas, fazendo com que possam ter um novo olhar diante das situações, tendo também a empatia com o outro, a habilidade de gerenciar as emoções, e também autoconhecimento. “Enfatizaram também a importância de expressar as emoções e buscar maneiras assertivas para demonstrá-las”, completou a assessora em Orientação Educacional.
A Orientadora Educacional do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, Juacirene Barbosa Alves, relatou que observou uma mudança de comportamento nos estudantes que enfrentavam problemas socioemocionais. “As crises de ansiedades e de choros que eram constantes, se tornaram menos frequentes. Outro aspecto interessante e de grande valia pensado e concebido pela equipe Multidisciplinar foi o atendimento coletivo dos estudantes, bem como atendimento grupal com o propósito de deixá-los mais à vontade”, opinou.
Lenna Borges/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado