Tocantins
19.04.2023As Diretorias Regionais de Educação (DREs) realizam nesta quarta-feira, 19, o primeiro encontro para apresentar o curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. A DRE de Palmas promoveu o evento no auditório do Sebrae, com a participação dos 39 gestores educacionais, e os trabalhos foram coordenados pela supervisora Maria do Carmo Vinhal.
A diretora Regional de Educação, Maristélia Alves, ressaltou a importância de as lideranças escolares estarem juntas compartilhando as experiências e os desafios. “Eu agradeço a participação de todos. Estamos construindo aprendizagens e vamos fazer, de fato, uma educação de qualidade”, explicou.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco, frisou a importância da mentoria. “Esse curso nos leva a refletir sobre os tipos de liderança e a voltarmos para a realização de um trabalho com o olhar da compreensão, do acolhimento e do fazer juntos, com visão estratégica, motivação e comunicação clara e objetiva”, afirmou.
Nesse novo olhar para a gestão escolar, estão sendo debatidos o conceito de liderança e suas habilidades profissionais, com foco na liderança compartilhada e o diretor como líder das relações interpessoais.
O aperfeiçoamento em mentoria tem a finalidade de auxiliar os diretores nas mais variadas situações e momentos de tomada de decisão, no âmbito do processo didático, pedagógico e administrativo. É uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação, com a parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Para conhecer melhor sobre os objetivos e a metodologia do curso, os gestores assistiram a um vídeo com a professora doutora Maria Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos. Ela ressaltou que esse aperfeiçoamento tem um diferencial, é uma formação de gestores para gestores, com uma metodologia na qual um colabora com o outro.
DRE de Araguaína
A Regional de Araguaína promoveu o encontro na sede da Diretoria, com a participação dos 74 diretores escolares pertencentes à DRE. A diretora regional de Araguaína, Maria Eulessandra Sousa Castilho, destacou a importância da formação para o processo educacional. “O curso tem o intuito de proporcionar subsídio às demandas da gestão escolar em seus diversos aspectos e de efetivar a Mentoria de Diretores Escolares por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados entre pares, predominando os interesses coletivos, em busca do novo e do aperfeiçoamento profissional”, afirmou.
A diretora da Escola Estadual Professor Alfredo Nasser de Araguaína, Luísa Leocádio, ressaltou que o curso é um novo olhar sobre a educação com grandes perspectivas para uma gestão inovadora e participativa. “Estou feliz em participar desse encontro e poder partilhar essa aprendizagem com a equipe escolar. É um momento para agregar novos conhecimentos”, frisou.
“Com 10 temas subdivididos em módulos, o curso é uma oportunidade para que os Gestores reflitam e ressignifiquem o conceito de gestão escolar e democrática, escuta ativa, e o despertar para o desenvolvimento da cultura de colaboração entre seus pares nas unidades de ensino”, destacou a técnica em Supervisão e Fortalecimento Escolar da DRE de Araguaína, Lucelia Oliveira de Sousa.
A formação será realizada em todas as DREs com a coordenação da Gerência de Supervisão. O curso está sendo ofertado em 10 módulos, totalizando 180 horas.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Estado