Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Educação inclusiva e informação como forma de reduzir a discriminação e o preconceito

Tocantins

31.03.2023

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

 

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesse domingo, 2, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007 com objetivo de divulgar informações para a população sobre o autismo e, com isso, reduzir a discriminação e o preconceito. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atualmente, 979 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão matriculados nas escolas da rede estadual de ensino do Tocantins, incluindo as Escolas Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

A educação inclusiva visa garantir o atendimento educacional especializado em todas as escolas, conforme institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). No Tocantins, 450 turmas recebem suporte por meio das salas de recursos multifuncionais, dotadas de equipamentos, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade, buscando atender às especificidades dos alunos.

Para promover o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, o acompanhamento pedagógico oferecido aos alunos com TEA utiliza metodologias diferenciadas que já são uma realidade nas escolas do Estado.  

Os estudantes com TEA recebem atendimento conforme as suas necessidades educacionais especiais. Nos casos de maior comprometimento, a Seduc disponibiliza um profissional de apoio à educação especial e inclusão para acompanhar individualmente o estudante, e no contraturno, frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais.  

“A inclusão escolar e o atendimento educacional especializado dos alunos com TEA são imprescindíveis para o desenvolvimento das funções mentais superiores, do comportamento funcional, da comunicação verbal e não verbal e das interações sociais. Viabilizando assim, melhor qualidade de vida para os alunos com TEA e suas famílias”, explicou a gerente da Educação Especial da Seduc,Paola Regina Martins Bruno.

A professora da Sala de Recursos do Colégio Estadual Beira Rio, localizado em Luzimangues, Raquel Andrade, explica como aplica a metodologia com o estudante do 7º ano, Gabriel Rodrigues da Silva. “Como o Gabriel utiliza todos os seus sentidos para acessar as informações e se comunicar, buscamos utilizar todas as metodologias possíveis em seu atendimento, tais como abordagens sensoriais, visual, auditivo e cinestésico. Além das atividades que despertam maior interesse nele, de forma concreta e lúdica”.

Transtorno do Espectro Autismo (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Apae

A Seduc é parceira das Apaes por meio de convênio de pessoal. A pasta cede professores e servidores, bem como o repasse de recurso da Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, que é feito diretamente para as unidades escolares das Apaes. Trabalha-se nessas escolas a escolarização, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas pedagógicas, onde se desenvolvem as habilidades manuais dos estudantes.

No Estado há 41 Apaes, destas, 33 têm escolas especiais conveniadas com a Secretaria da Educação. Lembrando que há unidades que têm convênio com municípios e outras parcerias.

Caee

Além das escolas regulares e especiais, a rede estadual de educação do Tocantins conta ainda com o Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes (Caee). A unidade, localizada em Palmas, atende 137 pessoas com deficiências. Destas, 73 são estudantes com TEA.

No Centro de Atendimento Educacional Especializado (Caee) Márcia Dias Costa Nunes, localizado na Quadra 403 Sul, as celebrações vão ocorrer nesta segunda-feira, 3, com a realização de uma exposição de Artes das Mães Artesãs e Relatos e Trocas de Experiências com as famílias dos estudantes do centro, no período das 8 às 14 e das 14 às 16horas.


 

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins